Secretaria de Agricultura entrega estufa modular e inaugura feira no Empreendimento Guaianazes da CDHU

Postado em: 18/08/2016 ás 15:54 | Por: erick

Aproximadamente 16 mil moradores da região terão acesso a produtos de qualidade, comercializados a baixo custo, diretamente pelos produtores.Rubens Rizek Jr. secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e Nelson Luiz Baeta Neves Filho, adjunto da Secretaria da Habitação, visitaram nesta quarta-feira, 17 de agosto, em São Paulo, o Empreendimento Guaianazes para entregar uma horta condominial que beneficiará quase cinco mil famílias que residem no local e inaugurar uma feira realizada pelos produtores rurais, com preços mais acessíveis.

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria de Agricultura, por meio do Programa Estadual Bom Preço do Agricultor, desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), garante preços menores, porque a negociação é feita diretamente com os produtores, sem intermediários. A feira será realizada todas as quartas, entre 6h e 13h, na Rua Henriqueta Noguez Brieba, em terreno cedido pela CDHU.

“O Programa Bom Preço do Agricultor é um sucesso porque, ao mesmo tempo que aumenta a renda do produtor, possibilita que um produto de melhor qualidade, mais fresco, com maior durabilidade e, consequentemente maior valor nutricional chegue de forma acessível e com melhores preços às comunidades carentes e essa parceria com a Secretaria da Habitação só vem turbinar o programa”, afirmou Rubens Rizek Jr.

Orgulhosos de seus produtos, os agricultores fizeram questão de apresentá-los aos secretários adjuntos e demais visitantes da feira demonstrando o carinho com que são cultivados. Percorrendo uma a uma as barracas, Rubens Rizek Jr, experimentou algumas frutas, conversou com os produtores e fez questão de comprar alguns itens fresquinhos para levar para casa.

Juntamente com a feira, a Codeagro apresentou uma oficina, ministrada por nutricionistas do Centro Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) e técnicos do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), alertando a população sobre o consumo excessivo de sódio e incentivando o cultivo de temperos e ervas aromáticas em garrafas pet como parte das atividades de incentivo aos hábitos de alimentação saudável.

Minutos antes, Rubens Rizek Jr. e Nelson Luiz Baeta Neves Filho entregaram uma horta comunitária, com uma estufa para plantar mudas de verduras, legumes e hortaliças, aos moradores dos 140 apartamentos do Empreendimento A24 da CDHU. No sábado passado, 13 de agosto, uma equipe da Codeagro compareceu ao condomínio e capacitou 26 moradores para realizar o plantio e cuidar da horta.

“Essa parceria nos possibilita instalar equipamentos e capacitar os moradores dos empreendimentos da CDHU para que eles mesmos, em espaços coletivos, possam desenvolver hortas que, além do produto em si, possibilitam experimentar um processo didático-pedagógico, ajudando especialmente às crianças a perceber como os alimentos são produzidos”, ressaltou Rubens Rizek Jr.

Nelson Luiz Baeta Neves Filho fez questão de destacar a capacidade que o projeto Bom Preço do Agricultor tem de oferecer aos beneficiados uma experiência única de conhecer como ocorre o cultivo dos alimentos. “O processo se inicia com a escolha da semente e segue com o plantio, a germinação, o crescimento e a colheita. Acompanhar o desenvolvimento da planta ajuda a compreender melhor as fases da vida”, afirmou.

Rizek Jr. destacou que essa iniciativa demonstra o compromisso da Secretaria de Agricultura, em seu viés Abastecimento, e se insere nos eixos indicados pelo secretário Arnaldo Jardim como prioritários em sua gestão: “começa pela valorização do pequeno produtor, da agricultura familiar – a gente elimina os intermediários e faz com que os gêneros cheguem direto à população, assim o agricultor ganha mais e os consumidores compram mais barato, todo mundo ganha. No eixo conhecimento – disponibilizamos tecnologias desenvolvidas pelas nossas equipes, como essa nova plataforma da estufa modular e, o mais importante, a saudabilidade dos alimentos – aumentamos a quantidade de produtos frescos, naturais e com alto valor nutricional na mesa da população, a um preço acessível”.

A CDHU já indicou mais uma área para que milhares de famílias tenham acesso aos produtos do Programa Bom Preço do Agricultor. Esse imóvel, também da Companhia, fica no Conjunto São Miguel Paulista. Os locais são selecionados para que não causem prejuízo ao projeto do empreendimento habitacional e ao processo de regularização fundiária.

O evento contou com a participação de Michel Reche Beraldo, coordenador da Codeagro e dos servidores: Bruno Faria de Lima, Carlos Fernandes, Déia Tereza Rodrigues Jorge, Diógenes Kassaoka, Ellen Cristina Lopes de Araújo, Emilio Bocchino, Márcio Antônio Ebert, Mariléia Regina Ferreira, Matheus Petillo Della Viola, Michel Ferraz, Milene Massaro Raimundo e Sizele Rodrigues dos Santos.

Por: Nara Guimarães

Fotos: João Luiz

Galeria do Flickr
Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: