Secretaria de Agricultura e o município de Nantes assinam convênio do Programa Melhor Caminho

Postado em: 18/05/2016 ás 17:55 | Por: erick

Assinatura ocorreu na sede da SecretariaRubens Rizek, secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Jorge Luiz Souza Pinto, prefeito de Nantes, município da região de Presidente Prudente, assinaram, nesta terça-feira, 17 de setembro, um convênio do Programa Melhor Caminho – Pontos Críticos, executado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), para recuperação de estradas rurais no município. A audiência foi acompanhada por Ary de Araújo Junior, assessor parlamentar e Oscar Gozzi, chefe de gabinete do deputado estadual Mauro Bragato.

O convênio, no valor de R$ 812.755,33, dos quais a Pasta responderá por mais de 95%, ou seja: R$ 773.594,35; deverá beneficiar centenas de famílias que vivem nos bairros Pingo D’Água e Estrada do Lico. As obras serão realizadas em locais onde o trânsito está seriamente prejudicado e prometem deixar em condições de trafegabilidade os trechos das estradas municipais NAN 441 e NAN 113, totalizando 6 quilômetros de intervenção, mas que significam para a população a possibilidade de transitar em segurança e para os produtores rurais escoarem a produção, fruto de seu trabalho.

Nantes não é um município grande em extensão nem em população, com seus pouco mais de três mil habitantes, mas sua produção agrícola é bastante vigorosa. Em 2015, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura, levantados pelo seu Instituto de Economia Agrícola (IEA), foram produzidas 937,5 mil toneladas de cana de açúcar e 85.300 toneladas de grãos, dos quais 64% são milho safrinha. Produção que coloca o município em 10º lugar no ranking dos maiores produtores do Estado. “Esse convênio com a Secretaria de Agricultura é muito importante para o escoamento da safra agrícola, além de atender um grande número de famílias que vivem e trabalham nesses bairros”, afirmou o prefeito Jorge Luiz Pinto.

“A agricultura é uma prioridade para o governador Geraldo Alckmin, sempre preocupado em apoiar a nossa produção rural. O município de Nantes é uma região muito especial, um pedaço do Paraíso, onde a terra é boa e a água abundante. Trata-se de um município pequeno, progressista e com uma produção agropecuária importante”, afirmou Rubens Rizek.

Melhor Caminho

Criado em 1997, o Programa Melhor Caminho é destinado à execução de obras de recuperação de estradas de terra, oferecendo serviços de infraestrutura e conservação do meio ambiente e recursos naturais renováveis.  A Codasp, responsável pela execução do programa, é uma empresa de serviços de moto-mecanização, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento e atua no ramo de engenharia em serviços de infraestrutura voltados ao agronegócio e ao desenvolvimento sustentável, focando principalmente na conservação do solo e da água.

Por: Nara Guimarães
Foto: João Luiz