Secretaria de Agricultura e Abrelpe firmam parceria para promover a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos

Postado em: 22/12/2017 ás 15:13 | Por: Comunicação SAA

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), e a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) firmaram um protocolo de cooperação para incentivar, promover e instituir a gestão integrada e compartilhada de resíduos sólidos urbanos. O documento foi assinado no último dia 18 pelo secretário Arnaldo Jardim, o coordenador da Codeagro, José Valverde Machado Filho, e o diretor presidente da Associação, Carlos Roberto Vieira da Silva Filho.

De acordo com Valverde, a parceria prevê ações como capacitações, encontros  e  campanhas educativas, para aprimorar as práticas relacionadas à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, com foco nas atividades do agronegócio e da agricultura familia paulista. “O acordo fortalecerá os componentes dos Sistemas de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos, para consolidar as Políticas Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos”.

A ação conjunta incentivará ainda a compostagem de resíduos sólidos orgânicos para fertilização do solo e proteção do meio ambiente, e estimulará a pesquisa científica e a inovação tecnológica para o desenvolvimento de novas soluções de tratamento.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, a parceria representa um grande passo na consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Como coordenador do grupo que formulou a Política Nacional e autor da lei que instituiu a Política Estadual, destaco que este é um importante passo para a gestão integrada dos rejeitos produzidos”, disse.

De acordo com o secretário, a parceria demonstra total sinergia com as diretrizes determinadas pelo governador Geraldo Alckmin à Pasta. “No Estado de São Paulo, buscamos cada vez mais estabelecer a harmonia entre a agricultura e o meio ambiente; aproximar o setor produtivo das soluções e inovações geradas pelos institutos de pesquisa;  apoiar o pequeno produtor e o agricultor familiar; e zelar pela saudabilidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor”, afirmou.

“O protocolo firmado com a Secretaria de Agricultura é muito importante porque promove o reconhecimento da fração orgânica dos resíduos sólidos como um recurso com várias possibilidades de auxiliar na sua gestão e no cumprimento da legislação em vigor, seja com a produção de um adubo de melhor qualidade e com mais nutrientes para fertilizar o solo, como na redução dos gases de efeito estufa emitidos, para cumprir com as metas estabelecidas pelo Estado. Esse acordo atuará junto aos gestores de resíduos, que tem essa obrigação e responsabilidade, e aos agricultores, que poderão se valer dessa nova matéria prima”, avaliou o diretor presidente da Abrelpe.

Por: Paloma Minke