Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP realiza lives em comemoração ao Dia Mundial da Água

Postado em: 18/03/2021 ás 14:09 | Por: felipe.maia

Eventos nos dias 22 e 23/3 reunirão profissionais da Pasta que atuam nas áreas de extensão rural e de pesquisa

Ao difundir conhecimento e tecnologia, apoiar os produtores rurais na adoção de Boas Práticas Agropecuárias, bem como executar projetos, programas e políticas públicas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo faz a diferença no meio rural e na preservação dos recursos hídricos.

Um dia específico para celebrar a água, o dia 22 de março, se tornou um marco estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a ECO 92 - Conferência do Meio Ambiente realizada no Rio de Janeiro -, junto com a Declaração Universal dos Direitos da Água, pois tem como objetivo promover reflexões e ações para balizar e somar esforços globais em prol desse elemento vital.

Por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), a Secretaria realizará dois eventos online em comemoração ao Dia Mundial da Água para debater a importância da preservação deste recurso, com transmissão on-line pelo canal youtube.com/c/CDRSagricultura.

No dia 22 de março será realizada a Live – Recursos Hídricos na Região Metropolitana de São Paulo, com início às 10h.

No dia 23 de março, será realizado, às 14 horas, o Workshop "A Cidade e a Água" - produtores rurais, técnicos extensionistas e pesquisadores mobilizados e unidos em benefício da conservação da água. As inscrições devem ser feitas via https://forms.gle/TYQhHUEJGr2BuetM7.

Palestrante em ambos os eventos, Afonso Peche, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, informa que as lives focarão diretrizes técnicas para gestão de bacias hidrográficas, com ênfase na transferência de conhecimento relativo às práticas para recuperação e revitalização ambiental de nascentes e córregos.

“Outro ponto será uma análise dos desafios que os municípios têm na formulação de políticas públicas relacionadas com a gestão da malha hidrográfica de seu território. Usaremos o espaço para apresentar diretrizes para subsidiar atividades de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) no âmbito do território municipal, bem como diretrizes para gestão hidrológica em áreas cobertas pelas diferentes cadeias de produção agrícola”, afirmou Peche.

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: