Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresenta programa “Rotas Rurais” no Festival blastU em São Paulo

Postado em: 14/08/2019 ás 16:56 | Por: Adriana Luiza Costa de Almeida

Secretário Gustavo Junqueira realiza painel em evento de empreendedorismo, inovação e investimentos.

Sair da zona de conforto e desbravar novos caminhos em torno de experiências e ações para criar conexões, isso é o que proporciona o blastU, Festival de Empreendedorismo e Tecnologia do Brasil, que pela segunda vez acontece em São Paulo, nos dias 13 e 14 de agosto na Fundação Bienal. Dessa vez, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP marcou presença no evento ao lado do secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos e do empresário de tecnologia da startup SciCrop, José Oliveira Damico.

Além de falar um pouco sobre a importância do agro paulista para a economia brasileira de forma geral, o secretário de Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira, falou sobre o projeto “Rotas Rurais”, que vai mapear digitalmente todas as estradas rurais do estado. Essa iniciativa faz parte do programa estratégico central da SAA, o Cidadania no Campo 2030, que tem como prioridade os seguintes pilares: Inovação e Empreendedorismo, Agro SP Sustentável, Saudabilidade e Segurança dos Alimentos, Infraestrutura do Campo e Produção, Distribuição e Consumo Sustentável.

O “Rotas Rurais” vai oferecer ao cidadão rural a visibilidade que ele merece, começando pelo endereçamento de sua propriedade. A partir desse primeiro passo, ele poderá contar com serviços básicos necessários que garantem saúde, segurança, mobilidade, saneamento e conectividade. “Além de tudo isso, o aplicativo que estamos desenvolvendo em parceria com a SciCrop de mapeamento digital vai ser usado pelo Governo do Estado de São Paulo como inteligência tecnológica de embasamento para políticas públicas futuras”, afirma o secretário Gustavo Junqueira.

A secretaria de Segurança Pública entra no programa a partir do momento em que o mapeamento das estradas auxilia a atuação estratégica da polícia. Já foi criada a Operação Interior Mais Seguro, que garante a presença ostensiva da PM em toda a área rural do Estado paulista para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime. Ao todo são mais de 42 mil policiais atuando em 3.281 pontos diferentes, sendo que 438 pessoas já foram presas. O secretário General João Camilo Pires de Campos está muito otimista com a ação conjunta com a Secretaria de Agricultura: “Segurança pública é proteção de sonhos e esperanças, e na proteção destes sonhos e esperanças estão os cidadãos do campo, que fazem o Brasil ser o gigante que ele é”.

O empresário da startup SciCrop, José Oliveira Damico, fechou o painel falando mais tecnicamente sobre como o mapeamento digital será realizado. Ele destacou que o Estado é essencial para que essa inovação seja implementada de forma ágil e completa, já que o governo irá disponibilizar os dados captados para todas as plataformas online de trânsito.

Sobre a BlastU:
O blastU é um festival de empreendedorismo, inovação e tecnologia que nasceu da ideia de inspirar, atualizar e conectar empreendedores que buscam ampliar sua visão e construir negócios melhores, mobilizando o Brasil para o futuro. A primeira edição do blastU aconteceu em São Paulo em 2017 e teve como foco fazer a ponte entre corporações que buscam inovação e os empreendedores que são os agentes desse movimento.  O evento que acontece também em 2019 é um espaço para que empreendedores tenham acesso a ferramentas, empresas, mentores e investidores. Isso tudo em um ambiente rico em conteúdo e experiências criado por pessoas com espírito colaborativo que vivem saindo da zona de conforto para desbravar novos caminhos.

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: