Secretaria de Agricultura debate inovação e desenvolvimento regional na Expo Prudente 2019

Postado em: 11/09/2019 ás 12:43 | Por: Adriana Luiza Costa de Almeida

Pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, participam da 56ª Expo Prudente 2019, evento anual que traz, além de entretenimento, palestras e ações importantes para o agronegócio da região de Presidente Prudente, no interior paulista.

Os especialistas da Secretaria participam de dois mini-eventos que fazem parte da programação. Durante o Techno Show Prudente, ciclo de palestras voltado para produtores rurais e estudantes da área de agrárias, o pesquisador da APTA Ricardo Firetti irá proferir, no dia 11 de setembro, a palestra Potencial da pecuária leiteira no desenvolvimento regional. “Este ciclo de palestras existe há cerca de 10 anos e a APTA tradicionalmente participa, com variados temas e pesquisadores. Este ano, fui convidado para falar sobre a importância da pecuária de leite no desenvolvimento regional, pois esta é uma bacia leiteira importante para o estado”, diz Firetti.

De acordo com o pesquisador, o peso que a atividade da pecuária leiteira desempenha na economia da região é considerável e falar sobre o tema diretamente para os produtores é essencial. “A importância desta participação é que a cadeia produtiva do leite tem o potencial de alavancar a geração de renda dos municípios, que dependem muito da produção agropecuária. São cidades pequenas, em que a PIB agropecuário tem uma participação muito importante na composição da riqueza municipal”, frisa. “Se conseguíssemos ampliar qualidade e produtividade na produção de leite, teríamos ganhos significativos à economia local”, complementa Firetti.

Agro inovador

O outro mini-evento que contará com a participação de Firetti dentro da Expo Prudente 2019 é o Inova Agrotech - neste caso, acompanhado do pesquisador do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) Éder Pinatti. O público, aqui, deve ser outro: empreendedores e empresários interessados no tema da inovação no agro.

Conforme explica o pesquisador da APTA, a iniciativa é da fundação Inova Prudente, um centro de inovação municipal que possibilita trabalho colaborativo, uso compartilhado de laboratórios e recursos de informática e uma série de ações voltadas à promoção da inovação na cidade. Na Expo Prudente 2019, a fundação vai apresentar pela primeira vez um espaço físico dentro da exposição, onde ocorrerão palestras, exposição de startups e pitchs (apresentação de ideias de negócios baseados em tecnologia a potenciais investidores). “Neste espaço também vai funcionar uma área de coworking – um espaço livre, onde as pessoas podem sentar juntas, usar a internet e trocar idéias - e alguns outros espaços em que as startups vão apresentar suas inovações”, explica Firetti. “Vamos passar algumas tardes nesse espaço para apresentar as atividades da Secretaria e interagir com os empreendedores e participantes em geral quanto às possibilidades de parcerias, validação tecnológica e fomento à inovação”, menciona.

O pesquisador diz que, devido à atuação do Inova Prudente e participação da APTA e demais entidades de ensino e pesquisa, há em Presidente Prudente muito potencial de inovação para o agro, integrando elementos do chamado Agro 4.0. “Há um ecossistema local de inovação se estruturando. Seria muito interessante a gente conseguir fazer a integração da área de desenvolvimento de sistemas e TI com o agronegócio - e as AgroTechs vão nesse caminho”, garante Firetti, apontando que muitos frutos podem surgir da região. “Com uma política pública focada, a gente conseguiria estruturar aqui um bom ambiente de inovação voltada à agricultura de precisão, tanto na produção animal quanto agrícola. Temos iniciativas que ainda estão um pouco escondidas; necessitamos dar mais visibilidade a elas”, finaliza.

 

Serviço

56ª Expo Prudente 2019

Data: 06 a 15 de setembro de 2019

Local: Recinto de Exposições Jacob Tosello – Presidente Prudente (SP)

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: