Secretaria de Agricultura assina Protocolo de Cooperação Técnica com a Fhoresp

Postado em: 11/11/2016 ás 16:51 | Por: Comunicação SAA

A cerimônia ocorreu na sede da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo no dia 07 de novembroA Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), celebrou com a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp) um Protocolo de Intenções para Cooperação Técnica com o objetivo de promover ações conjuntas que proporcionem o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do pequeno e médio produtor da alimentação saudável no Estado de São Paulo. A cerimônia ocorreu na segunda-feira, 07 de novembro, na sede da Federação, em São Paulo.

Entre as ações a serem desenvolvidas pelas entidades estão a realização conjunta de eventos, a busca de transmissão de conhecimento, a utilização de locais tanto da Fhoresp como da Secretaria de Agricultura para a realização de ações em prol da cadeia produtiva da alimentação no Estado de São Paulo, a cessão de dados e estatísticas sobre o setor, a aproximação dos atores da cadeia produtiva do pequeno e médio produtor da alimentação saudável – do produtor à mesa dos restaurantes, a promoção conjunta, e o apoio mútuo para a facilitação da realização dos objetivos comuns, conforme estabelecido pelo protocolo.

Arnaldo Jardim, titular da Pasta de Agricultura, afirmou que o incentivo à produção orgânica é uma das iniciativas que integram os pilares sobre os quais sua gestão está alicerçada: desenvolvimento da agricultura em harmonia com o meio ambiente; incentivo à pesquisa e produção cientifica; transferência de conhecimento ao pequeno e médio produtor; e saudabilidade dos alimentos. “Estamos cumprindo uma determinação do governador Geraldo Alckmin e avançando mais um degrau na direção do nosso objetivo comum, que é construir uma excelente política pública de Segurança Alimentar para o Estado de São Paulo”, afirmou.

Michel Reche Beraldo, coordenador da Codeagro, no âmbito da qual o Consea-SP se estrutura, destacou a importância da iniciativa. “Estamos cumprindo um papel determinado pelo governador e pelo secretário Arnaldo Jardim, é mais um degrau que estamos avançando. Essa parceria da Coordenadoria com a Fhoresp vai fortalecer e aprimorar essa discussão e nos ajudar a disseminar o conceito de segurança alimentar no âmbito do Estado de São Paulo”, declarou.

De acordo com José Valverde Machado Filho, secretário-executivo do Consea-SP, a agricultura e o setor de hotéis, bares e restaurantes têm uma conexão muito destacada, em decorrência das várias frentes em comum. “O protocolo visa estimular a aquisição de alimentos in natura, especialmente os produtos orgânicos, com maior frequência e em maior quantidade por esses estabelecimentos”, concluiu.

Nelson de Abreu Pinto, presidente da Fhoresp, afirmou que a entidade, com o apoio da Confederação Nacional do Turismo (CNTUR), participará da cooperação como apoio institucional, promovendo o bom conhecimento e a facilitação das ações a serem tomadas, e ainda como propagadora das melhores práticas e iniciativas deste protocolo de cooperação para as demais federações patronais a ela filiadas.

Sobre o Conselho:

O Consea-SP é um órgão formado por representantes do poder público e da sociedade civil, que assessora o Governo na elaboração da política públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional. É formado por 36 membros, sendo 12 representantes do poder público estadual e 24 da sociedade civil, 16 dos quais são indicados pelas Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) e os 8 remanescentes provêm de entidades com contribuição na área de segurança alimentar. A CRSANS é uma instância descentralizada e participativa integrante da estrutura organizacional do Consea. Em julho de 2013, foram regulamentas, no Estado de São Paulo, 16 CRSANS, com o objetivo de melhorar o conhecimento da realidade regional e elaborar propostas construídas coletivamente respeitando a peculiaridade local.

Por: Nara Guimarães