Rubens Rizek participa de homenagem da Câmara Municipal de São Paulo ao ex-secretário de Agricultura e Abastecimento

Postado em: 12/07/2016 ás 17:41 | Por: Comunicação SAA

A homenagem ao João Sampaio foi proposta pelo vereador Aurélio Nomura e reuniu familiares, autoridades públicas, lideranças e empresários do setor agropecuário (foto: Paulo Prendes)Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rubens Rizek Jr., participou da solenidade promovida pela Câmara Municipal de São Paulo em homenagem ao ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e titular da Pasta da Agricultura entre os anos de 2007 e 2011, João de Almeida Sampaio Filho, no dia 11 de julho de 2016, na capital paulista.

A homenagem foi proposta pelo vereador Aurélio Nomura e reuniu familiares, autoridades públicas, lideranças e empresários do setor agropecuário. “João Sampaio se destaca como um dos mais brilhantes empresários do setor agropecuário nacional. Seu trabalho, tanto na iniciativa pública, quanto no Estado, fortaleceu a agricultura paulista e, assim, contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do País”, disse Nomura.

Para Rubens Rizek, o homenageado é um homem do Estado, com uma capacidade de liderança agregadora, que possibilita olhar além do problema e transformar as demandas do setor em políticas públicas. “O João Sampaio é um diplomata. Tive o prazer de entrar para o setor público no mesmo período, ele na Pasta da Agricultura, e eu na Corregedoria Geral do Estado de São Paulo. Com ele pude aprender muito, especialmente a lidar com as adversidades que encontramos no dia a dia, e por meio do diálogo e do trabalho, buscar soluções que sejam importantes para a sociedade”, comentou.

João Sampaio Filho é formado em economia pela Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap). Foi presidente da SRB, no período de 2002 a 2007. Ocupou diversos cargos, entre os quais presidente da Associação dos Produtores de Borracha de Mato Grosso, de 1994 a 1998, presidente da Comissão Nacional da Borracha da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) entre os anos 1996 e 2002, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, vice-presidente da Associação Paulista dos Produtores de Borracha e conselheiro da Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto.

Emocionado, agradeceu as pessoas com quem trabalhou e que contribuíram para que chegasse a esse momento. Ele lembrou da sua admiração pelo Estado de São Paulo, especialmente quando atuou no setor público, onde pôde aprender mais com a história e a cultura paulista, especialmente o agronegócio. “Tive a oportunidade de trabalhar com três gestões diferentes, as quais contribuíram para a minha formação de empresário, produtor, homem de Estado e cidadão. São Paulo é a vanguarda do conhecimento do País. Aprendemos com os erros e acertos, que formaram o passado e ensinam para o futuro”, comentou Sampaio.

Presente na solenidade, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, reforçou a importância do trabalho do Estado nas relações diplomáticas entre as duas nações, que neste ano completou 121 anos. Para o diplomata, a comunidade nipo-brasileira contribuiu, de forma significativa, para o desenvolvimento da agricultura do Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, trazendo riquezas e variedades de culturas. “Isso não seria possível sem a ajuda e o apoio das lideranças do setor, em especial ao João Sampaio, que esteve à frente da Pasta em 2008, quando completamos 100 anos da imigração japonesa no Brasil”, comentou.

O espírito empreendedor do homenageado foi destacado pelo vice-presidente da SRB, Francisco de Godói Bueno, afirmando que o trabalho de João Sampaio inspirou os jovens produtores a seguirem o caminho do conhecimento e da liderança, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “Sampaio nos ensinou por meio de trabalho e dedicação que é possível encontrar soluções para os problemas, inclusive para aqueles que parecem improváveis. É uma honra para os membros da Sociedade contar com a contribuição dele para o fomento do setor”, comentou.

Participaram da solenidade o governador do Estado de São Paulo, de abril de 2010 até janeiro de 2011, Alberto Goldman; o deputado estadual Welson Gasparini; o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de 2003 a 2006, Roberto Rodrigues; o comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Alberto Sardilli; o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Orlando de Melo Castro; o responsável pela Assessoria Técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, José Luiz Fontes; o assessor técnico, Luís Gustavo de Souza Ferreira; o assessor de gabinete da Secretaria, Osvaldo de Carvalho Neto, e do secretário-executivo das Câmaras Setoriais, Alberto Pereira Gomes Amorim.

Por Paulo Prendes