Projeto Microbacias II impulsiona produção de ração em Palestina

Postado em: 04/04/2017 ás 16:11 | Por: Comunicação SAA

Fábrica de rações foi adquirida por meio do Projeto Microbacias II (Foto: Cleusa Pinheiro)A produção paulista de ração e armazenagem de grãos ganhou impulso com a inauguração de novas estruturas e a aquisição de equipamentos por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, do Governo do Estado. No dia 30 de março de 2017, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, inaugurou uma fábrica de ração e silo graneleiro da Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Palestina (Coarpa). O investimento nessa obra foi de R$ 1,14 milhão, dos quais R$ 800 mil foram apoiados pelo Projeto Microbacias II.

“Em Palestina, se plantou solidariedade e união, e se colheu uma cooperativa, que com esse empreendimento está ampliando sua capacidade de agregar valor à produção e gerar renda. E mais que isso, está criando novas oportunidades de manter os mais jovens na atividade rural. Apoiar o pequeno produtor e o agricultor familiar é uma das orientações do governador Geraldo Alckmin”, disse o secretário.

Para o presidente da cooperativa, Antonio Alves Garcia, a inauguração é a concretização de um sonho. Destacou que os membros da cooperativa enfrentaram muitas dificuldades para chegar até o estágio atual. “Em alguns momentos, até pensamos em desistir. No entanto, com o apoio do governo do Estado, do secretário Arnaldo Jardim e do coordenador da Cati, João Brunelli Junior, e dos técnicos do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de São José do Rio Preto e da Casa da Agricultura, nos unimos e fortalecemos como organização e, por isso, podemos colher os primeiros frutos desse investimento que mudará a nossa relação com o mercado”, disse.

Além desse empreendimento, que gerará renda e emprego, direta e indiretamente, para produtores e trabalhadores rurais, a população de modo geral teve mais um motivo para comemoração: durante a inauguração do empreendimento da Coarpa, o secretário Arnaldo Jardim e o prefeito municipal, Fernando Luiz Semedo, assinaram convênio no valor de R$ 600 mil para a readequação de trechos críticos em mais de seis quilômetros de estradas rurais, o que contribuirá com o escoamento da produção e também com o livre acesso dos moradores dos locais abrangidos por essas estradas.

O secretário anunciou também que serão liberados mais de R$ 200 mil para a reforma da Casa da Agricultura local, o que otimizará o atendimento aos produtores e garantirá mais segurança aos funcionários.

Texto e fotos: Cleusa Pinheiro