Produtores de Ipuã e Guaíra conhecem projetos da Secretaria para ampliar produtividade e renda

Postado em: 02/12/2015 ás 15:27 | Por: Comunicação SAA

guaira 2O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, visitou, no dia 30 de novembro de 2015, os municípios de Ipuã e Guaíra, oportunidade em que conversou com os membros do Executivo municipal, lideranças do segmento e produtores sobre as ações atualmente realizadas pela Pasta, abrindo espaço para o esclarecimento de dúvidas, debate e a proposição de melhorias.

Em encontro realizado no gabinete do prefeito de Ipuã, José Francisco Souza Ávila, Arnaldo Jardim fez um balanço dos projetos entregues na região de Franca, na qual o município está inserido, para ampliar as condições de aumento de renda e produtividade dos agricultores, por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), bem como a recuperação das estradas rurais com o Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos, da Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo (Codasp).

“Hoje um dos nossos desafios, que inclusive está sendo debatido na Conferência do Clima em Paris (Cop21), na França, são as mudanças climáticas. A crise hídrica, por exemplo, é caracterizada não só pela falta de água, mas sim pelas oscilações muito radicais, que exigem estratégias para dosar e suportar essas questões. Há uma série de atividades da Secretaria neste sentido, com o objetivo de estimular o agricultor a ter maior cuidado, disciplinando o uso dos recursos naturais”, disse.

Também participaram do encontro o vice-prefeito do município, Angelo Casagrande de Almeida; o presidente da Câmara Municipal, Arnaldo da Silva; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vânia Regina Clemente Ávila; a secretária de Saúde, Ivana Clemente Castro; e os diretores dos Departamentos de Infraestrutura, Rinaldo Garcia; de Administração e Finanças, Elaine Fernandes, de Cidadania e Políticas Sociais, Giovana Fratin, além de colaboradores da prefeitura.

Na sequência, Arnaldo Jardim participou de um encontro com os produtores no Sindicato Rural de Guaíra, onde conclamou os presentes. “Estamos na região que, em termos de produtividade, é uma das mais promissoras do Estado. “Precisamos aproveitar, porque nos momentos de crise, enquanto a indústria e o comércio recuam, a agropecuária resiste, do ponto de vista da geração de renda e emprego, mantendo sua vitalidade. “Este é o segmento que melhor responde à situação e deve merecer atenção nacional”, disse. “O Brasil tem condições de ser referência mundial na questão ambiental, o que precisamos ver com muita clareza”.

O secretário também se mostrou otimista com a regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (Car) ainda neste ano. “O governador Geraldo Alckmin sancionou a lei e agora estamos terminando de estabelecer uma visão comum no governo sobre o tema. Estou esperançoso de que a regulamentação seja assinada ainda no mês de dezembro, reconhecendo as normas e estabelecendo as compensações, por isso é importante prosseguirmos com o preenchimento do cadastro no Car. Estamos seguindo as determinações do governador, de buscar a convergência entre a produção agropecuária e a preservação do meio ambiente”, disse.

Na avaliação do presidente do Sindicato, José Eduardo Coscrato Neves, o diálogo com os produtores foi muito produtivo.“Sem dúvidas, este encontro do secretário Arnaldo Jardim trouxe uma grande contribuição para fortalecermos cada vez mais a atividade agrícola de Guaíra”. Para o produtor de hortaliças, Laercio Lourenço Lelis, especializado em nutrição e manejo agroecológico, o encontro trouxe a discussão de temas muitos atuais e importantes para o produtor, como por exemplo, a utilização de defensivos agrícolas”.

Compuseram a mesa, junto com o secretário Arnaldo Jardim e do presidente do Sindicato, o presidente da Câmara Municipal de Gaíra, Mario Carlos Nogueira Neto, o vereador e diretor do Sindicato, Natal Pereira, e o secretário de Agricultura do município de Guaíra, José Carlos Junqueira.

Por Paloma Minke
Foto: João Luiz