Pesquisadores do IAC são homenageados no Senado Federal

Postado em: 15/10/2015 ás 19:09 | Por: erick

entrada_IACOs pesquisadores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que atuam no Instituto Agronômico, de Campinas (IAC), Heitor Cantarella, e Teresa Losada Valle, estão entre os Heróis da Revolução Verde – edição 2015. O Projeto “Desafio 2050”, que aconteceu no dia 13 de outubro, no Senado Federal homenageou as personalidades que ajudam a posicionar o Brasil entre os países da elite global em produção de alimentos, dando o devido reconhecimento ao seu papel na história.

Heitor Cantarella é Ph.D em Fertilidade de Solos pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. Engenheiro agrônomo por formação, ele é um dos maiores especialistas brasileiros em nutrição de plantas e uso eficiente de fertilizantes. Atualmente, é o responsável pelo Ensaio de Proficiência para Fins Agrícolas do IAC.

Para Cantarella o prêmio é uma honra pessoal e profissional. “Esse prêmio é uma homenagem especial ao IAC, pois reflete o trabalho de toda a minha carreira e de um grupo de trabalho voltado ao fertilidade e nutrição de plantas. O Instituto tem papel fundamental na produção dessas informações, agregando novas tecnologias para a agricultura como os Programas de Proficiência de Análise de Solos e recomendações”, disse.

Teresa Losada Valle é pesquisadora do Instituto desde 1983. É Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) e dedica-se atualmente às pesquisas relacionadas a variedades de mandioca com maior teor de vitamina, produto que têm ajudado a melhorar a qualidade da alimentação de milhões de famílias em todo o Brasil.

A pesquisadora da Secretaria, que atua no IAC, destacou a importância da premiação ocorrer justamente no ano em que a FAO completa 70 anos e também por ocorrer no Senado Federal. “Isso mostra a força do trabalho desenvolvido pelo nosso Instituto”, ponderou.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, a homenagem reconhece o trabalho dos pesquisadores da Pasta em criar novas tecnologias e inovações para fomentar a agricultura e pecuária. “Esse reconhecimento demonstra o papel estruturante da pesquisa para o setor agropecuário. O Estado de São Paulo, é o polo de inovação tecnológica, vanguarda em pesquisa de cultivares. Essa é a determinação do governador Geraldo Alckmin”, disse.

Também foram homenageados: Alberto Duque Portugal, Aroldo Galassini, Carlos Cerri, Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros, Lourival Carmo Mônaco, Luiz Otávio Campos da Silva, Mauro Lopes e Ruy de Araújo Caldas. A cada edição, são dez os profissionais reconhecidos como Heróis da Revolução Verde. Este nome é uma referência a Norman Ernest Borlaug, Prêmio Nobel da Paz em 1970, agrônomo americano considerado o "pai da revolução verde".

A homenagem faz parte do VII Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos, realizado pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andev), pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O Fórum debateu caminhos e soluções para a agricultura e a pesquisa agropecuária, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentado do país e atender ao Desafio 2050, que envolve a produção de alimentos para abastecer a população mundial, que até lá deverá alcançar 9,3 bilhões de pessoas.

Por Carla Gomes

Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Instituto Agronômico (IAC)

Tel.: (11) 5067-0069

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: