Participantes do Programa Jovem Agricultor do Futuro visitam estande da Secretaria de Agricultura na Agrishow 2017

Postado em: 02/05/2017 ás 19:51 | Por: Comunicação SAA

Participantes do Programa Jovem Agricultor do Futuro visitam estande da Secretaria de Agricultura na Agrishow 2017 (Foto:Paulo Prendes)O estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na Agrishow 2017 recebeu a visita de 105 jovens do Programa Jovem Agricultor do Futuro, do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo (Faesp), em sua estrutura montada na Agrishow 2017, em Ribeirão Preto.

Os jovens, que têm idade entre 14 e 17 anos, conheceram as tecnologias expostaspelos institutos de pesquisa da Pastae foram recebidos pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Arnaldo Jardim, e pelo titular da Pasta de Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ambos ressaltaram a importância da nova geração para o futuro do campo.

“Durante muito tempo ouvimos que a agricultura era inimiga do meio ambiente. Isso não é verdade. Nós acreditamos na agricultura convivendo harmoniosamente com o meio ambiente. E essa é uma diretriz do governador Geraldo Alckmin para o nosso trabalho na Secretaria”, disse Jardim durante o encontro.

Na mesma linha, Ricardo Salles enfatizou que sem um meio ambiente equilibrado não há a possibilidade de se ter uma agricultura forte. “Precisamos cuidar da agricultura, porque isso também é cuidar do meio ambiente. As duas áreas devem andar juntas”, enfatizou.

De acordo com um dos instrutores que acompanhavam os jovens, Leandro Moschen Maurício, o Programa Jovem Agricultor do Futuro é promovido peloSenar/Faesp e patrocinado pela Usina Santa Inês, que na ocasião foi representada por Claudia Tonielo, coordenadora do projeto. O Programaatende filhos de produtores e trabalhadores rurais e tem o objetivo de desenvolver atividades práticas que demonstram como tornar uma área produtiva de forma sustentável, além de atividades pedagógicas voltadas para formação cidadã e profissional.

“A Secretaria de Agricultura desenvolve trabalhos interessantes que são voltados para os assentamentos rurais e os pequenos produtores. E esse universo é mais próximo do nosso trabalho. A Agrishow enche os olhos deles, mas é um mundo que não está ao alcance da maioria ainda. Então, para eles conseguirem sentir aquilo que a gente passa para eles no dia a dia, o melhor lugar da feira é no estande da Secretaria”, explicou Leandro.

O encontro também foi acompanhado pelo prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenes, e pelo atleta paralímpico Marcos Lopes, que na oportunidade teve uma audiência com o secretário Arnaldo Jardim.

 

Por Leonardo Chagas

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: