Parceria entre a Secretaria de Agricultura de SP e Prefeitura da Capital melhora o atendimento aos produtores rurais

Postado em: 20/11/2020 ás 17:47 | Por: Paloma Minke

Secretário Gustavo Junqueira realiza assinatura do termo de cooperação com José Amaral Wagner Neto, secretário-adjunto de Desenvolvimento Urbano; Rubens Rizek, secretário de municipal de Governo de SP;  e Marcos Belisário, presidente do Partido Verde (PV).

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura da Capital, assinaram nesta quarta-feira, 18, um acordo para ampliar o Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural e Ambiental (SisRural) e melhorar o atendimento a milhares de produtores que trabalham nas áreas rurais da capital paulista e todo o Estado.

A plataforma foi desenvolvida pela Prefeitura com apoio técnico do Estado e  recursos da Bloomberg Philanthropies, organização filantrópica com atuação em mais de 120 países, e funciona para web e App como um instrumento de trabalho para os técnicos agrícolas consultarem os dados das unidades produtivas na cidade de São Paulo e aplicarem protocolos e ações em cada propriedade.

“O objetivo é fazer com que, a partir do SisRural, sejam criadas políticas públicas com foco em desenvolvimento rural sustentável e preservação das áreas verdes nas cidades, alinhando produção de qualidade aos consumidores com desenvolvimento social e melhor qualidade de vida à população”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

Com a parceria, a Secretaria de Agricultura do Estado será responsável pela hospedagem e suporte do SisRural, ampliando a ferramenta a todos os municípios paulistas. O sistema contará com informações estaduais, bem como protocolos de Boas Práticas Agropecuárias, de Transição Agroecológica, de Pagamentos por Serviços Ambientais e outros para atender de forma mais eficaz as mais de 340 mil unidades produtivas paulistas, promover conectividade no campo e o acesso ao mercado, fatores fundamentais para tornar o agro paulista mais moderno, eficiente e sustentável.

O SisRural permite a coleta de dados dos produtores e aplicação de formulários em campo de maneira offline. Posteriormente, as informações são analisadas em ambiente web, para a construção de planos e gestão do território rural. Acesse o SisRural: http://sisrural.prefeitura.sp.gov.br/login