Para 2017, Codasp intensificará serviços ambientais e manterá qualidade do Programa Melhor Caminho

Postado em: 21/12/2016 ás 11:35 | Por: Comunicação SAA

Excelência das obras do Melhor Caminho continuam em 2017Os serviços na área de recomposição ambiental e reflorestamento serão para 2017 o grande foco da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista. Está inclusa nesse objetivo a readequação de estradas rurais promovidas pelo Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos.

Iniciativa que recupera as vias rurais e contribui para o combate ao assoreamento de rios e à degradação das pastagens, o Melhor Caminho já tem R$ 28 milhões em orçamento para o próximo ano. O Programa readequou cerca de 270 quilômetros de estradas rurais em 2016. Ao todo, 29 municípios foram atendidos pelas melhorias.

“Em 2017, o Programa Melhor Caminho continuará a ser feito com a excelência que é sua característica. É um serviço feito com qualidade, para durar muitos anos e auxiliar o produtor a trafegar pela zona rural e escoar sua produção”, destacou Alexandre Penteado Pires, presidente da Codasp.

Outro foco para 2017 será a disseminação de novos cursos e treinamentos visando a capacitação em adequação e manutenção de estradas rurais. O objetivo é multiplicar o conhecimento sobre o modo de execução do Melhor Caminho, com a construção de bigodes e bolsões ao longo da estrada capazes de evitar que a água da chuva escorra diretamente para os rios e cause assoreamento.

Uma das principais preocupações da Companhia em 2016, a preservação ambiental continua sendo um dos objetivos principais dos serviços executados. De acordo com Penteado, para 2017 o foco é intensificar os serviços referentes à recuperação de áreas degradadas – além de desenvolver e aperfeiçoar os projetos na área de recomposição ambiental e reflorestamento.

“A preocupação ambiental com certeza continuará sendo essencial no próximo ano na execução dos serviços da Codasp. Isso prova que é absolutamente possível fazer uma produção agropecuária consistente e que não seja inimiga da natureza. A harmonia entre agricultura e meio ambiente é uma das principais recomendações do governador Geraldo Alckmin para a nossa Secretaria”, apontou o secretário Arnaldo Jardim.

Por Hélio Filho
Foto João Luiz