Palestras, exposição e atividades práticas marcarão os 80 anos de unidade da Apta em Jaú

Postado em: 17/08/2017 ás 12:36 | Por: Comunicação SAA

Arnaldo Jardim recebeu o convite na quarta-feiraO IV Encontro DNA – Desenvolvendo Nosso Agronegócio, entre os dias 13 e 15 de setembro, das 8h às 18h, em Jaú, neste ano muda de lugar e ganha programação ampliada, com direito a atividades práticas. É o resultado da união do evento à comemoração dos 80 anos da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Jaú “Hélio de Moraes”, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O secretário Arnaldo Jardim recebeu na quarta-feira, 16 de agosto, na sede da Pasta, em São Paulo, o convite para o evento das mãos das pesquisadoras Gabriela Aferri e Silmara Cristiane Bassetto, da Apta. Elas explicaram a ampliação das atividades para este ano, que foram transferidas da sede da Cooperativa do Jahu, na área urbana, para a UPD, na Rodovia SP-304 (km 304), na zona rural.

“Nosso objetivo é que os produtores de várias culturas diferentes possam encontrar as informações que precisam”, explica Gabriela sobre a diversidade de temas englobados, como produção de cana-de-açúcar, cachaça e açúcar mascavo; irrigação; café; agroindústria artesanal; sustentabilidade; cogumelos comestíveis; agricultura familiar; fossas sépticas; mercado regional; e adubação (veja a programação completa na imagem abaixo).

Neste ano haverá campos de demonstração prática sobre os assuntos das palestras, além da oficialização de convênio entre Secretaria de Agricultura e Associação dos Plantadores de Cana da Região de Jaú (Associcana). 115 produtores serão beneficiados com as mudas pré-brotadas (MPB) de cana desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC) da Pasta.

“É um avanço essa parceria. Vamos trazer o produtor para dentro da nossa Unidade, aproximá-lo das tecnologias geradas em nossos institutos de pesquisa, como sempre nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, comemora Arnaldo Jardim.

Mais informações pelo telefone (14) 3621-3439 ou pelo e-mail encontrodna@gmail.com. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

Por Hélio Filho
Fotos João Luiz