Lançamento do Portal CAR/PRA em Holambra ll

Postado em: 10/12/2021 ás 9:23 | Por: Assessoria de Comunicação

São Paulo analisou mais Cadastros de Imóveis Rurais CAR do que todos os outros Estados juntos; iniciativa visa o desenvolvimento da agricultura com proteção ambiental

O Portal do CAR/PRA (Cadastro Ambiental Rural/Programa Regularização Ambiental), no âmbito do Agro Legal, cujo endereço eletrônico é http://car.agricultura.sp.gov.br/site/ , foi lançado dia 9, em Holambra ll, Paranapanema, pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, em evento com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia e do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

No ato foram anunciados os resultados do CAR e foi feita a entrega de certificados do PRA, além de assinaturas dos convênios dos programas Melhor Caminho, Rotas Rurais e Segurança no Campo com os municípios da região.

Ao pontuar que o Estado de São Paulo analisou mais cadastros de imóveis rurais CAR que todos os outros estados juntos, o secretário de Agricultura de SP disse: "O Portal do CAR/PRA representa a valorização das propriedades rurais e dos produtos. Com isso, atendemos a uma demanda que estava represada desde 2014 e, ainda este ano, fechamos com 100% das análises concluídas", completou Itamar Borges.

Segundo o Vice-Governador, ao falar do lançamento do Portal do CAR/PRA: "o que foi discutido por vocês das Secretarias em Glasgow, na Escócia, na Cúpula do Clima (COP-26), está totalmente alinhado com o respeito ao meio ambiente, ao que se pratica aqui em São Paulo, que produz e alimenta o Brasil e o mundo", expôs Rodrigo Garcia.

Até junho de 2021, apenas 12.568 cadastros do CAR tinham sido analisados. A partir de julho deste ano, 342.039 cadastros foram analisados, sendo 88% do total.

O número de cadastros aprovados já soma 288 mil, sendo que 135 mil (57% dos aprovados), não possuem passivos ambientais, ou seja, possuem 160 mil hectares de vegetação excedentes.

Como benefícios que o Portal traz estão:

-acesso de informações sobre a implementação do Código Florestal em SP de forma rápida e objetiva nas propriedades;

- inserção da propriedade rural em políticas públicas como pagamento por serviços ambientais;

- cumprimento de metas internacionais, pois permite a inserção ao mercado de crédito de carbono;

-identificação de passivos de recuperação de vegetação nativas dentro das propriedades.

Entre outras ações que unem o desenvolvimento do Agro com a proteção ambiental.

No evento ainda foram entregues a entidades representativas do setor produtivo e aos diretores das 40 EDRs (Escritórios de Desenvolvimento Rural) da SAA, os certificados com a relação dos CARs.

Estiveram presentes: Francisco Matturro, secretário-executivo da SAA; Simon Veldt, presidente Cooperativa Agro Industrial Holambra; Tirso Meirelles, Presidente do SEBRAE-SP e Vice-presidente na Sistema FAESP SENAR-SP; João Francisco Adrien Fernandes, do Ministério da Agricultura (MAPA); Alexandre Grassi, coordenador da CATI CDRS; Ariel Mendes, coordenador institucional da SAA; Cris Murgel, diretora técnica da SAA; Eliseu Aires, diretor técnico de EDR Avaré; Rodolfo Fanganiello, Prefeito de Paranapanema; José Rossato Júnior, Vice-Presidente da Cooperativa Agroindustrial – COPLANA; Edivaldo Del Grande, presidente da Ocesp; ex-secretário de Agricultura Francisco Jardim; os deputados estaduais Edson Giriboni e Rodrigo Moraes; Eduardo Trani, secretário-executivo de Meio Ambiente de SP; Sérgio Maçon, da Secretaria de Meio Ambiente; Ademar Bueno, vice-presidente da Jucesp, e os representantes do Sindicato Rural de Santa Cruz do Rio Pardo, da Socicana, da Assosicana, além de lideranças e produtores rurais.

O endereço eletrônico para acessar o portal é http://car.agricultura.sp.gov.br/site/