IZ participa do debate sobre sustentabilidade no “Caminhos do Boi”

Postado em: 05/05/2017 ás 14:35 | Por: Comunicação SAA

IZ participa do debate sobre sustentabilidade no “Caminhos do Boi” (foto: Lisley Silvério)Para mostrar a importância da integração da cadeia produtiva da carne, o Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou do debate “Caminhos do Boi”, na quinta-feira, 4, no painel "Sustentabilidade sem ela não tem c@minho", na Agrishow 2017, em Ribeirão Preto. Foram quatro painéis que discutiram os aspectos da pecuária no âmbito sustentabilidade, legislação, mercado e o produto da carne.

A diretora do IZ, Renata Branco Arnandes, foi debatedorano painel sustentabilidade juntamente com Francisco Beduschi, presidente do GTPS; Samanta Pineda, advogada e consultora especialista em Direito Socioambiental; Alcides Torres, consultor da Scot Consultoria; e Wagner Bacchi, presidente do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac).

O prefeito de Ribeirão Preto, AntonioDuarte Nogueira, abriu o evento enfatizando a importância do encontro para a integração e compartilhamento de informações. “É muito salutar para o desenvolvimento da Agricultura brasileira, e suas consequências, reunir os melhores e mais experientes profissionais que podem colaborar para podermos avançar e fazer de nossa agricultura, pecuária e atividades agroindustriais as mais competitivas e sustentáveis”, disse.

Francisco Beduschi disse que produzir de forma sustentável não é apenas atender uma demanda do consumidor, do mercado, é acima de tudo permanecer na atividade a longo prazo com eficiência. “O mote está na melhoria contínua, para alcançar com excelência os pilares da sustentabilidade – o ambiental, o social e o econômico – para ter um negócio de longa duração.”

“No GTPS, os participantes têm interesses diferentes sejam produtores, indústria, varejo e Organizações Não Governamentais (ONGs), mas ainda assim, a meta é estabelecer uma pecuária sustentável em maior escala, sem perder de vista o objetivo principal – evoluir a cadeia como um todo e com sustentabilidade”, enfatizouBeduschi.

Renata Branco Arnandes disse que só se faz uma pecuária sustentável se for eficiente. “É extremamente importante ações como essa em que podemos discutir – com vários elos da cadeia produtiva – os problemas, as demandas e, principalmente, pensar de forma conjunta as soluções”, ressaltou Renata.

“Sustentabilidade é um dos temas de ação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e que é muito debatido por nós da Secretaria de Agricultura”, destacou Renata.

Caminho do Boi na Agrishow

O evento faz parte do projeto Caminho do Boi, que permite aos visitantes da Agrishow simular o trajeto realizado pelo animal de corte, desde a fazenda até à mesa do consumidor, mostrando a importância da integração dos diversos elos da cadeia produtiva para uma carne de qualidade.

Por Lisley Silvério

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: