Ital recebe propostas para implantar ambiente de inovação e planta-piloto multiusuário focados em tecnologia de alimentos

Postado em: 11/11/2021 ás 16:38 | Por: omuniz


Interessados no compartilhamento das instalações do instituto de pesquisa da Secretaria de Agricultura de SP devem se inscrever até 10 de dezembro


O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) recebe até 10 de dezembro propostas de pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, interessadas no compartilhamento de instalações do órgão de pesquisa localizado em Campinas - confira o edital. O chamamento publicado nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial do Estado de São Paulo visa concretizar no Instituto, localizado em Campinas, a criação de uma plataforma de soluções diversas conectadas para promover a inovação aberta em empresas de base tecnológica de diversos portes, desde o conhecimento acadêmico e os testes em escala de bancada até o protótipo analisado em ambiente operacional.

Lançado no mês de aniversário de 130 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, órgão ao qual o Ital é vinculado através da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), o edital prevê o compartilhamento das instalações do Instituto por até dez anos desde que sejam pagos custos de instalação e contrapartida financeira pela ocupação da área e respeitadas normas de convivência, uso e funcionamento de equipamentos, instalações e ambientes compartilhados.

"O Innovation Lab do Ital buscará integrar, com maior proximidade e intensidade, empresas, investidores, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, startups e agências de fomento em um mesmo ambiente, conectando-os a uma infraestrutura tecnológica e de negócios propícia ao desenvolvimento de hardtech no setor de alimentos, bebidas e embalagens", frisa Gisele Camargo, diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Instituto.

Também está prevista no edital a implantação de uma planta-piloto multiusuário que deverá ser dedicada a processamento de alimentos e desenvolvimento de produtos, abrangendo especialmente tecnologias de extrusão úmida para novas fontes de proteínas alternativas e processamento de bebidas (pasteurização, esterilização e envase asséptico com controle eletrônico de aquecimento).

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Outras informações estão disponíveis no site do Instituto.

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: