Interessados em apresentar pesquisas científicas no 30° aniversário da Abrapoa devem se inscrever até dia 30 de agosto

Postado em: 14/08/2019 ás 15:08 | Por: Kevin

Pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, criadores e interessados na área de patologia de organismos aquáticos podem inscrever neste link, até o dia 30 de agosto, suas pesquisas científicas, para apresentação no evento em comemoração ao 30° aniversário da Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos (Abrapoa). O órgão foi fundado no Instituto de Pesca (IP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com o objetivo de congregar os interessados na área das patologias dos organismos aquáticos.

Os trabalhos serão apresentados nos dias 3 e 4 de outubro, das 9h às 18h, durante a comemoração do aniversário da entidade, que ocorrerá nos auditórios Tattersal e Paulinho Nogueira, do Parque da Água Branca, localizado na capital paulista. Veja a programação clicando aqui.

O evento abrirá debates sobre aspectos das zoonoses, formas de disseminação, caracterização das enfermidades e monitoramento da qualidade da água na aquicultura, com intuito de melhorar – ou mesmo implementar – ações que mitiguem o aparecimento de agentes patogênicos e a ocorrência de doenças nos organismos aquáticos.

Para os debates, a associação de patologistas preparou cinco painéis que serão abordados por três pesquisadores estrangeiros:

- A acantocefalose e a sustentabilidade da cadeia produtiva do tambaqui no norte do país.

- Tilapia lake virus (TiLV): impacto mundial e estratégias brasileiras em diferentes cenários epidemiológicos.

- Vacinas para peixes no Brasil. Estado da arte, mercado e tendências.

- Relação patógeno-hospedeiro.

- Tecnologias ômicas na pesquisa em sanidade de animais aquáticos: potenciais e critérios para as áreas de genômica, transcritômica e proteômica.

A Abrapoa promove conferências, reuniões, cursos, simpósios e encontros de interesse no assunto. Atualmente possui associados espalhados por todos os estados do Brasil e do mundo.

Data: 3 e 4 de outubro, das 9h às 18h.

Local: Instituto de Pesca (Parque da Água Branca - Avenida Francisco Matarazzo, 455 – São Paulo).

Investimento: R$ 180,00 a R$ 520,00 até o dia 30 de agosto, após a data será de R$ 280,00 a R$ 620,00. Inclui material didático e coffee break.

Informações: (11) 99542-1135 ou mande um e-mail para mase@pesca.sp.gov.br ou claudia@pesca.sp.gov.br. Para se inscrever clique aqui.

Por Kevin Previatti.