IAC apresenta Galpão de Produção de Mudas Pré-Brotadas (MPB) durante Agrishow 2016

Postado em: 27/04/2016 ás 18:20 | Por: Comunicação SAA

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Agronômico (IAC-APTA), inaugurou o Galpão de Produção de Mudas Pré-Brotadas, no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto, interior paulista, em 27 de abril de 2016.

De acordo com o pesquisador do IAC, Mauro Alexandre Xavier, no novo espaço serão realizadas partes das etapas de produção de mudas de cana-de-açúcar pelo Sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB), tecnologia desenvolvida pelo Instituto Agronômico.

A configuração do galpão de produção teve como base um modelo compacto de construção. “A logística operacional e dinâmica direcionaram o projeto inspirado nas linhas de montagens industriais, que permitirão ganhos na qualidade e na eficácia do processo de produção das MPBs”, afirmou o pesquisador.

No novo espaço, serão realizadas etapas importantes do processo: corte dos minirrebolos, tratamento químico, pré-brotação e individualização. “Com a nova configuração desse galpão, será possível reduzir de 12 para oito dias o processo de brotação das gemas, o que significa uma redução de 33% de tempo certamente, promovendo impactos positivos na diminuição de custos de produção das MPBs”, explicou Xavier.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Arnaldo Jardim, a inauguração do espaço é fundamental para impulsionar as atividade do setor sucroenergético, “muito importante para a geração de renda, emprego e para a exportação, que tem respondido rapidamente aos estímulos”.

Além de Arnaldo Jardim, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Orlando Melo de Castro, o presidente da Federação dos Plantadores de Cana no Brasil (Feplana), Alexandre Lima, o presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan, o diretor do Centro de Cana IAC, Marcos Landell,  o pesquisador do Programa Cana IAC, Mário Campana, o produtor da Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê (Ascana), Paulo Roberto Artioli,  plantaram mudas de MPB, em ato simbólico.


Por: Fernanda Domiciano

Foto: Paloma Minke

Mais informações

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

(11) 5067-0069

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: