Guia de Plantas Medicinais e Aromáticas – novos capítulos no e-book que tem edição revisada a cada novo tema

Postado em: 16/12/2021 ás 8:28 | Por: Assessoria de Comunicação

O Guia de Plantas Medicinais e Aromáticas, lançado recentemente pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com edição feita pelo Centro de Comunicação Rural da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI), tem dois novos capítulos inseridos. O e-book está disponível gratuitamente no site da instituição e pode ser visto, revisto, impresso, enfim, tem a finalidade de ter novos temas acrescentados pela autora, a engenheira agrônoma Maria Cláudia Silva Garcia Blanco, da Divisão de Extensão Rural (Dextru/CATI).

Maria Cláudia é profunda conhecedora na área de plantas medicinais e aromáticas e responsável pelas mais diversas capacitações ocorridas em nível estadual, durante seus quase 30 anos de atividade. “Esse conhecimento tem que ser repassado de geração em geração para que não se perca. Os encontros entre as pessoas que se dedicam aos fitoterápicos, por saúde natural e alimentação saudável só cresce à medida que vai despertando cada vez mais interesse”, afirma Maria Cláudia.

O Guia nasceu da necessidade de responder às mais frequentes perguntas que chegam pelo canal Fale Conosco da instituição e também via grupos informais que foram, ao longo dos anos, se formando. Maria Cláudia também é uma das organizadoras da Semana de Fitoterapia, evento em parceria com a Prefeitura de Campinas e a CATI, que há mais de 10 anos tem um público cativo e participante das oficinas, palestras e debates. Neste ano, o encontro ocorreu de forma virtual e no ano passado foi cancelado devido à pandemia. “Mas é um evento já tradicional e que deve voltar nos próximos anos”, garante Maria Cláudia.

Os dois novos capítulos trazem a erva-baleeira, que vem ganhando notoriedade devido às suas ações terapêuticas que vieram se tornando mais conhecidas nos últimos tempos. E traz também, em parceria com o pesquisador científico Flávio M. Garcia Blanco, do Instituto Biológico (IB/SAA), o capítulo intitulado “Controle Natural de Mato, Pragas e Doenças na Horta Medicinal”, com diversas indicações para a manutenção de uma horta medicinal saudável.

Confira em  https://www.cdrs.sp.gov.br/portal/themes/unify/arquivos/produtos-e-servicos/acervo-tecnico/Guia%20Plantas%20Medicinais%20e%20Aromaticas%2015_12_2021.pdf

 

Graça Moreira D’Auria

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: