Governos de São Paulo e Rio Grande do Sul firmam parceria para aprimorar o agronegócio

Postado em: 31/08/2015 ás 21:33 | Por: erick

11947743_10154732571982837_3736691517148826155_o

 

As secretarias de Agricultura dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul firmaram um protocolo de intenções para troca de experiências e cooperação técnica entre as pastas, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento do setor agropecuário, durante a 38ª Expointer, em Esteio (RS), no dia 30 de agosto. O documento foi assinado pelos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.

O documento, assinado também pelos secretários da Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, e do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, prevê um intercâmbio de informações, pesquisadores, experiências e materiais para o aprimoramento do setor agropecuário. Também estão previstas políticas públicas conjuntas para o setor para promover a integração técnica e científica entre as Pastas, além de programas de extensão rural e de integração entre campo, floresta e meio ambiente.

O Estado de São Paulo conta com uma das maiores produções de laranja e cana-de-açúcar do País, contribuindo com 64,6% e 55,4%, respectivamente. Na pecuária, São Paulo responde por 6% do rebanho brasileiro e 5,2% da produção nacional de leite. A avicultura paulista detém 20% do plantel de galinhas, 16,5% do total de galos, frangos e pintos, além de 25% da produção de ovos do País.

De acordo com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, o estado gaúcho destaca-se nacionalmente na produção do arroz, com 68% da produção nacional, milho, com 7%, soja, com 16%, e trigo com 34%. Na pecuária, o destaque é a participação gaúcha na criação de suínos (21%), bovinos (5%) e frangos (14%) e na produção leiteira (13%).

O governador Geraldo Alckmin chamou a atenção para a importância do agronegócio que, neste momento de crise econômica, "está preservando o emprego no Brasil". "Portanto, é hora de redobrarmos o trabalho e apoiarmos os empreendedores".

O secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim ressaltou a importância de parcerias para disseminar iniciativas bem-sucedidas a outros polos de desenvolvimento agropecuário. “Estamos tratando de dois grandes polos da agricultura e pecuária do Brasil – São Paulo e Rio Grande do Sul. Estimular a inovação e o conhecimento, por meio da extensão rural, é criar novas alternativas para os pequenos e médios produtores para que fortaleçam ainda mais suas produções, gerando renda e emprego, ajudando o país a superar essa conjuntura econômica”, disse.

Para o governador gaúcho, José Ivo Sartori, o caminho para a superação do atual momento que vive o Brasil está na cooperação entre os estados. “Essa parceria será um símbolo para toda a área agrícola do país”, para que estados e municípios voltem a crescer. “Chegou a hora de dialogarmos juntos, sem querer um vencer o outro, porque estamos comprometidos com a redução da guerra fiscal do nosso pais", afirmou.

O setor agropecuário, conforme lembrou o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, é "a principal engrenagem da economia brasileira". O secretário sugeriu que a cooperação na área de defesa animal sirva de exemplo para que outros estados também se integrem nesse trabalho.

 

Por Paulo Prendes
Fotos: Luiz Ávila 

Mais informações
Assessoria de imprensa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: