Governo do Estado de SP lança programa “Vale do Futuro” para melhorar qualidade de vida dos moradores do Vale do Ribeira

Postado em: 17/10/2019 ás 17:37 | Por: Julia Fagundes

Os 22 municípios da região mais vulnerável de São Paulo vão se tornar um novo polo de desenvolvimento econômico e social.

O programa de desenvolvimento do Vale do Ribeira foi lançado nesta quinta-feira, dia 17, no Palácio dos Bandeirantes, com presença do Governador João Doria, secretários de Estado, prefeitos da região contemplada, deputados, produtores e moradores do Ribeira. O objetivo do “Vale do Futuro” é, através de parcerias com prefeituras, comunidades quilombolas locais e organizações da sociedade civil, implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população local.

O lançamento é realizado no mesmo dia de comemoração do dia mundial da erradicação da pobreza. “Nós governamos fundamentalmente para os mais pobres e humildes do nosso Estado. Este programa é voltado para aqueles que estão fora da oportunidade do emprego e do empreendedorismo. É um programa inovador, que vai transformar o Vale em um polo de desenvolvimento econômico e social”, afirmou o governador Doria.

O programa, que conta com a participação de 20 secretarias do Estado de São Paulo, contempla a atração de R$ 1 bilhão em investimentos públicos, R$ 1 bilhão em investimentos privados e R$ 3,3 bilhões em concessões à iniciativa privada, além da criação de 30.000 oportunidades de emprego. O “Vale do Futuro” irá atuar nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, habitação, sustentabilidade, agricultura e emprego e renda.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado está presente no programa com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável do Vale do Ribeira e a integração da produção agrícola com o meio ambiente, gerar mais emprego e renda e agregar valor à produção. Para isso, iremos realizar ações de apoio aos produtores rurais locais, suas cooperativas e associações. Atenderemos demandas das áreas de pesquisa, defesa agropecuária, extensão rural, assistência técnica e infraestrutura rural.

O central da SAA, o Cidadania no Campo 2030, terá papel fundamental no desenvolvimento da região. Nos próximos 10 anos serão feitos investimentos em capacitação dos produtores rurais, melhoria das estradas rurais via Programa Melhor Caminho e Rotas Rurais e alocação de recursos financeiros do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap/Crédito Agro) para agricultores, pecuaristas, pescadores, cooperativas e associações do Vale do Ribeira.

A expectativa é que o programa “Vale do Futuro” aconteça em três etapas: a primeira terá o prazo de 12 meses, a segunda um médio prazo de até 2022 e a terceira até 2030.