Postado em: 10/02/2017 ás 17:29 | Por: Comunicação SAA

Governo do Estado de São Paulo se aproxima dos municípios da Região de Presidente Prudente para fortalecer a segurança alimentarO conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) fornecerá a estrutura para que o município de Sandovalina crie sua comissão municipal de segurança alimentar. Esse foi o destaque da reunião da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) de Presidente Prudente, realizada nesta quinta-feira, 9, que abordou a aproximação dos municípios ao Estado, com o objetivo de criar novos conselhos municipais de segurança alimentar.

A prefeita municipal, Amanda Lima de Oliveira Fetter, apresentará um projeto de lei à Câmara Municipal para criar um grupo regionalizado para trabalhar o conceito de saudabilidade dos alimentos e fomentar da agricultura familiar.

Para Amanda Fetter, é fundamental para fortalecer a agricultura no município. “Nós precisamos olhar com carinho para esse trabalho, pois a união entre o setor público e a sociedade civil é importante para criarmos ações de fomento da segurança alimentar, e incentivar os produtores a produzirem melhor e com qualidade para que possam participar do sistema de compras públicas oferendo alimento mais saudável e com qualidade”, disse.

O secretário-executivo do Consea, José Valverde Machado Filho destacou que o Conselho Estadual fornecerá o suporte necessário para que todos os municípios criem suas próprias unidades para fortalecer a segurança alimentar. “A expectativa é que seja apresentado as diretrizes do projeto, durante o Seminário e Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional”.

“Estamos seguindo a orientação do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, para que o Consea se aproxime dos municípios para integrar as ações e tratar a segurança alimentar na perspectiva contemporânea, entendendo que esse conceito tem uma interligação com a saúde pública, politicas publicas agricultura, enfim toda essa capilaridade que o tema proporciona, complementou Valverde.

Arnaldo Jardim afirmou o compromisso assumido pela Pasta em estruturar os conselhos municipais e buscar a saudabilidade dos alimentos são orientações do governador Geraldo Alckmin. “Reunir representantes da sociedade civil, com funcionários da nossa Secretaria permite o diálogo para criarmos meios para promover a segurança dos alimentos”, disse.

Seminário e oficina de segurança alimentar

Os representantes do CRSANS definiram a data e a programação do Seminário e Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional, que serão realizados no dia 14 de março de 2017, no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente.

De acordo José Valverde, o objetivo dos eventos é divulgar informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional e favorecer a troca de experiências entre conselheiros e representantes da sociedade civil e poder público. “Durante os encontros, nós focaremos a importância de criar ou reativar os conselhos municipais, uma vez que, através deles, os municípios podem acessar às políticas públicas existentes, tanto no âmbito estadual quanto federal, para ampliar as ações de fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar nos municípios”, afirmou, o secretário-executivo, que destacou também a importância do debate sobre o Sistema de Compras Públicas pela Agricultura Familiar.

Calendário de reuniões

A Comissão Regional definiu o calendário de atividades para 2017. Serão realizadas quatro reuniões distribuídas entre os municípios da região, com o objetivo de reunir representantes do poder público e da sociedade civil para debater o conceito de alimentação saudável e desenvolver mecanismos que garantam a sustentabilidade e a saudabilidade dos alimentos na região, especialmente em jovens, e capacitar os agricultores familiares a participarem do sistema de compras públicas.

Os componentes CRSANS definiram também as demais datas e locais para as reuniões em: 17 de maio, em Dracena/SP; 19 de julho, em Rancharia/SP; 20 de setembro, em Estrela do Norte/SP, e 29 de novembro, em Marabá Paulista.

Reunião na prefeitura

O secretário-executivo do Consea se reuniu com representantes da prefeitura de Presidente Prudente para alinhar parceria para o fomento das ações de segurança alimentar e nutricional na região.

De acordo com José Valverde, a reunião foi produtiva, o que permitiu alinhar algumas ações conjuntas, com o apoio institucional da prefeitura para a realização do seminário e da oficina, além de organizar uma visita à Unidade de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (Uadaf) de Presidente Prudente. “Essa visita será importante para levarmos as ações do Estado aos produtores rurais, com o objetivo de preparamos a atenderem a demanda das compras públicas”, comentou o secretário-executivo.

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Francelino Magalhães, o secretário adjunto, Vilmar Lima, o coordenador de Agricultura e Abastecimento de Presidente Prudente, Claudio Moura e a engenheira agrônoma e representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Presidente Prudente, Liliane Maciel.

Por Paulo Prendes