Governo de SP entrega equipamentos agrícolas a produtores em Campinas

Postado em: 12/09/2019 ás 21:09 | Por: Kevin

 

Governador João Doria fala sobre a importância de transferir novas tecnologias para modernizar o agro paulista no Dia de Campo (Foto: Daniel Guimarães)

Ação faz parte do programa “Cidadania no Campo 2030”, criado para promover o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais

O governador João Doria e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, entregaram nesta quinta-feira (12) 20 kits com equipamentos agrícolas para produtores de municípios paulistas.  Os kits incluem um trator, uma semeadeira, um pulverizador e um distribuidor de calcário. Os equipamentos, utilizados para auxiliar os agricultores que trabalham nas culturas de grãos, como milho e soja, foram entregues às prefeituras e poderão ser usados por todos os agricultores da cidade.

O secretário Gustavo Junqueira destacou que o evento é uma forma de transmitir o conhecimento gerado pela pesquisa e colocar à disposição toda a tecnologia desenvolvida por empresas parceiras e disponibilizada aos cidadãos. “Reunimos aqui todos os que transformam a terra, transformam o Brasil. E São Paulo tem a representatividade no agro brasileiro em alimentos, bioenergia e celulose, é exemplo de produção com eficiência e proteção com eficácia”, afirmou, observando que os próximos anos serão fundamentais para o agro.

“Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, saíram muitas inovações em pesquisa da chamada ‘agricultura tropical’. E os próximos anos exigirão muito mais. Precisamos pensar na comida do futuro, atenta às questões ambientais, sociais, econômicas e nutricionais”, disse o secretário.

Na ocasião, o governador também assinou o decreto 64.467, que reformula o Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento (SEEIA), que passa a se chamar Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável - Cidadania no Campo. Esse Sistema tem o objetivo de promover o desenvolvimento agropecuário e agroindustrial no Estado, em conformidade com as diretrizes da política pública “Cidadania no Campo 2030” e irá incentivar a implementação de ações estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista, integrando órgãos e entidades da Administração Pública do Estado, dos Municípios e da sociedade civil organizada.

"O agronegócio é prioridade no Governo de São Paulo. Temos viajando pro exterior e trazido investimentos e tecnologia para o campo. Também vamos ampliar os recursos em pesquisa e apoiar o produtor com os programas da Desenvolve SP, para subsidiar investimentos em novas tecnologias e melhorar o resultado do agronegócio paulista", afirmou Doria.

A entrega dos equipamentos agrícolas beneficiará os municípios de Américo de Campos, Areiópolis, Cajobi, Conchas, Espírito Santo do Pinhal, Guaimbê, Guará, Itaí, Itapetininga, Jambeiro, Juquitiba, Mendonça, Mogi Mirim, Paranapanema, Paulicéia, Promissão, São José dos Campos, São Miguel Arcanjo, Taubaté e Teodoro Sampaio.

Cerca de 800 produtores rurais estiveram presentes no evento, na sede da Fazenda Santa Elisa. No local foram montadas seis estações temáticas, onde os agricultores receberam orientações técnicas e práticas sobre pesquisa, extensão rural e defesa agropecuária de profissionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e de empresas privadas.

Na primeira estação, coordenada pela New Holland, foi realizada uma dinâmica com instruções sobre a operação e calibração dos equipamentos contidos no kit entregue aos municípios. Na segunda, os produtores conheceram novas tecnologias para a consolidação do Ciclo Agrícola, apresentadas pela iSilos; na estação seguinte, com a empresa UPL, os produtores aprenderam mais sobre segurança na utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) utilizados na lavoura,  e, na quarta, a Trimble, empresa do setor de tecnologia que desenvolve receptores do sistema global de navegação por Satélite e ferramentas de processamento de software, abordou a agricultura de precisão.

A UPL, na quinta estação, demonstrou a agricultura do futuro com o programa “Aplique Bem”, do Governo do Estado, que orienta sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas. Na sexta estação, voltada ao trabalho de economia circular e destinação das embalagens de defensivos agrícolas, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) apresentou o Sistema Campo Limpo, do qual a Secretaria é parceira.

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: