Geraldo Alckmin recebe apostilas do Prosaf e de Tecnologia Sustentável, do Instituto Biológico

Postado em: 01/06/2016 ás 17:48 | Por: Comunicação SAA

O Instituto Biológico lançou, as apostilas, com o propósito de difundir as informações sobre controle biológico de pragas e doenças e, também, sobre a capacitação dos produtores familiares (foto: João Luiz)O governador Geraldo Alckmin recebeu das pesquisadoras da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que atuam no Instituto Biológico, Harumi Hojo e Edviges Maristela Pituco exemplares das apostilas de “Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf)” e de “Tecnologia Sustentável”, durante a solenidade de assinatura do termo de compromisso, autorizando os projetos da 6ª Chamada Pública do Projeto Microbacias II, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, no dia 31 de maio de 2016.

O Instituto Biológico lançou, as apostilas, com o propósito de difundir as informações sobre controle biológico de pragas e doenças e, também, sobre a capacitação dos produtores familiares.

Prosaf

O Prosaf é um programa desenvolvido pelo Instituto Biológico, em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) Regional, com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), além das Cooperativas e Associações de Produtores, para transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental.    

Harumi Hojo explicou que, desde 2009, o Programa já treinou mais de 1.500 pessoas em diversos municípios. “As palestras abordam diversos temas relacionados aos principais problemas sanitários, como pragas e doenças, nas áreas animal e vegetal e têm como objetivo principal promover a sanidade e a sustentabilidade da agricultura familiar paulista”, disse.     

A agricultura familiar é constituída por pequenos e médios produtores. As atividades rurais são desenvolvidas em propriedades com menos de 100 hectares e são conhecidas como agricultura de subsistência, pequena produção ou campesinato.

“O agricultor familiar é pequeno na sua extensão, mas é intenso do ponto de vista da atividade e deve ser campeão de produtividade. Deve estar à par das inovações que surgem e é este o nosso compromisso: uma agricultura familiar que seja cada vez mais eficiente, buscando inovação e excelência”, destacou o secretário Arnaldo Jardim.

Tecnologia Sustentável 

 A apostila “Tecnologia Sustentável” é um trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto Biológico para desenvolver novas tecnologias socialmente justas, ambientalmente corretas e economicamente viáveis.

O Secretário Arnaldo jardim ponderou que o Governo do Estado de São Paulo atua em diversas frentes para garantir o melhor aproveitamento dos recursos naturais ao desenvolver o conceito e implantação da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

“Sem prescindir dos agroquímicos, podemos disciplinar o seu uso, incrementar os processos biológicos na formulação de insumos e defensivos e assim garantir maior produção ao nosso agricultor, proteção aos recursos naturais e alimentos saudáveis para todos”, disse.

O uso de componentes biológicos na formulação de defensivos ou fertilizantes cresce significativamente no Brasil. Responde a uma demanda da sociedade de restringir e ampliar os cuidados no manuseio e utilização dos componentes químicos e também pelo avanço da pesquisa no setor.

De acordo com Harumi Hojo, o instituto desenvolveu esse projeto para fomentar os trabalhos de inovação, gerando alternativas sustentáveis. “O controle biológico nada mais é do que natureza controlando natureza. A vantagem é a proteção à biodiversidade, baixo custo desses produtos e também a segurança que eles apresentam ao ser humano e aos vertebrados de forma geral”, destacou.

A ferramenta estará disponível pela consulta no site do IB no www.biologico.sp.gov.br.

Por: Paulo Prendes

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: