Geraldo Alckmin enaltece a grandeza da agricultura familiar, na abertura da Agrifam

Postado em: 01/08/2015 ás 16:57 | Por: erick

20182988011_04dc5a0267_oO governador Geraldo Alckmin reafirmou seu compromisso em promover o desenvolvimento rural do Estado com mais oportunidades no agronegócio, pesquisa e preservação dos recursos naturais e do bem-estar da agricultura familiar para melhorar a produtividade e atender as mais diversas demandas. Durante a abertura da 12ª Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), em Lençóis Paulista, o governador disse que estava na feira para reconhecer quem acorda com o galo, sua a camisa, arrisca, trabalha, se sacrifica para gerar emprego, para produzir alimento para ajudar o Brasil.

Geraldo Alckmin enalteceu o trabalho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que, por meio de suas coordenadorias, está com forte presença na feira, e do secretário Arnaldo Jardim, que transferiu seu gabinete para Lençóis Paulista no período do evento, como forma de externar ainda mais a importância da agricultura familiar.

O governador junto com o secretário de Agricultura entregou a produtores tratores financiados a juro zero, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, quatro novos carros para Casas da Agricultura e equipamentos para adquiridos com recursos do Programa de Microbacia II para uma associação de Pardinho (leia mais aqui).

O Governador afirmou que o foco na agricultura familiar e nos pequenos produtores que a Secretaria de Agricultura vem dando é muito importante, pois 80% da produção agropecuária e 60% dos alimentos que abastecem os lares são provenientes de pequenos e médios agricultores. “A agricultura familiar é profissionalizada no Estado de São Paulo”, destacou.

Arnaldo Jardim ressaltou que o agricultor familiar é pequeno na sua extensão, mas é intenso do ponto de vista da atividade e deve ser campeão de produtividade. “Trilhamos o caminho dos que não aceitam que a agricultura familiar seja entendida como uma coisa de amadores enquanto há um outro setor, a chamada agricultura empresarial, que trata ‘profissionalmente’ desta atividade”, disse.

Na oportunidade, o governador destacou que está aberta a Sexta Chamada Pública do Projeto Microbacias II para todas as associações e cooperativas de todo o Estado, que poderão inscrever suas manifestações de Interesse ao projeto até o dia 26 de agosto de 2015, nas Casas da Agricultura de seus municípios.

Aldo Rebelo reiterou a importância da agricultura familiar e afirmou que o governo federal está trabalhando para reunir novas tecnologias e novidades impulsionem o setor para um desenvolvimento rural sustentável.

A prefeita de Lençóis Paulista, Isabel Cristina Lorenzetti, enfatizou que em um momento de crise econômica, os municípios são os que mais sentem a dificuldade por estarem próximos da sociedade. “Para superar esses entraves, precisamos de pessoas que sejam capacitadas para encabeçar movimentos coletivos em prol do desenvolvimento de uma sociedade. Esse é o trabalho do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que trabalham para melhorar os recursos da agricultura familiar, tão predominante em nossa região”, ponderou.

A abertura da Feira, que vai até 2 de agosto, além de Geraldo Alckmin e Arnaldo Jardim, contou com a presença do secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp), Braz Agostinho Albertini, o presiente da Ocesp-Sescoop-SP, Edivaldo Del Grande, e vários deputados estaduais e federais, além de várias outras autoridades e convidados.

O presidente da Fetaesp enalteceu as ações do governo do Estado de São Paulo para o fomento em prol da agricultura familiar. “O governador Geraldo Alckmin e o nosso secretário, Arnaldo Jardim sempre foram parceiros da Federação, da Agrifam, e principalmente no produtor familiar. Agradeço o apoio que recebemos para que assim, possamos realizar um trabalho cada vez melhor. Um agricultor eficiente é aquele que busca inovação, e a Agrifam vai levar essa tecnologia e conhecimento a ele”, disse Albertini.

Para Del Grande, o evento é feito por pessoas que constroem o futuro. “Como cooperativa, temos que estar junto do pequeno e médio agricultor, estimulando seu crescimento. Um agricultor fortalecido engrandece o estado”, disse.

Durante os três dias do evento organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp) deve atrair cerca de 30 mil pessoas devem passar pelo Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”, em Lençóis Paulista, para acompanhar diversas atividade para o fomento do pequeno e médio agricultor, além de serviços para os produtores.

O produtor rural e presidente da Associação dos Produtores Rurais de Fernandópolis, José Junior Taroco se mostrou entusiasmado com a feira, e afirmou que as ações apresentadas pela Secretaria incentivam os pequenos produtores a desempenharem melhor suas atividades com inovação e sustentabilidade. “O nosso objetivo é adquirir conhecimento. Presenciamos algumas alternativas de inovação que são ideias simples, mas que nós acabamos não tendo essa visão. Foi muito importante. Nós viemos para ter algumas ideias de melhorias e modernização das nossas produções”, disse.

Ações da Secretaria

Durante a abertura da Agrifam, Geraldo Alckmin e Arnaldo Jardim relembraram as ações do Governo do Estado para desenvolver o setor.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, que operacionaliza através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) oferece ao agricultor as mais variadas linhas de crédito, desenvolvidas pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) para criar oportunidades e assim fazer com que a agricultura familiar continue a produzir com qualidade, garantindo o rendimento do produtor e de sua família.  “Há incentivos pelos programas Pró-Trator e o Pró-Implemento, que financia equipamentos e implementos agrícolas também a fundo de caixa, ou seja, a juros zero”, disse Geraldo Alckmin.

Um outro projeto é o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social, o PPAIS, uma iniciativa da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), ligada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, que visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar.

O Programa faz com que o Estado se torne o principal comprador dos produtos da agricultura familiar permitindo a melhora da qualidade de vida dos pequenos produtores, garantindo igualdade de oportunidades e estímulo aos trabalhadores do campo.

O Microbacias II é um Projeto do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Secretaria de Agricultura, por intermédio da Cati, e pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) para promover o desenvolvimento rural sustentável e a competitividade agrícola paulista, com propostas que devem ser voltadas ao mercado consumidor e que visem o aumento das oportunidades de emprego e renda para os agricultores familiares.

“A extensão rural contribui para este desenvolvimento, pois faz a ligação do conhecimento com os produtores rurais, levando inovação e as melhores técnicas de produzir, fazendo com que todos possam melhorar sua atividade”, disse Arnaldo Jardim.

Estiveram presentes na abertura da Agrifam o presidente da Fetaesp, Braz Agostinho Albertini; a secretária em exercício do Meio Ambiente, Cristina Maria Azevedo; o secretário de Justiça, e Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César; o diretor Regional de Bauru, Sandro Donizette, representando o secretário adjunto do Emprego e Relações do Trabalho, Eufrozino Pereira; o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Felipe Sigollo; o diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Marco Pilla; o chefe-geral de Instrumentação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), João de Mendonça Naime, representando o presidente Maurício Antonio Lopes; o diretor da Unidade do SEBRAE de Bauru, Milton Aparecido Debiasi; o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Edivaldo Del Grande; o secretário de Formação e Organização Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Juraci Moreira Souto; o presidente estadual da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Onofre Gonçalves Barbosa; o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Wellington Diniz Monteiro.

Prestigiaram o evento o deputado federal, Milton Monte; o presidente da Frente Parlamentar de Extensão Rural, o deputado estadual, Davi Zaia; os deputados estaduais, Celso Nascimento, Ricardo Madalena, Pedro Tobias, Fernando Cury, além dos prefeitos de mais de 20 municípios de Bauru e região.

 

Por Paulo Prendes

Foto: João Luiz

Mais informações

Assessoria de Comunicação  

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: