Espírito Santo do Turvo e Itirapuã são beneficiados com a assinatura de convênios em evento no Palácio dos Bandeirantes

Postado em: 07/07/2016 ás 11:24 | Por: erick

A celebração dos convênios entre a Pasta e os municípios vem contribuir com o desenvolvimento rural sustentável, além de incentivar a agricultura familiar (foto: João Luiz)

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou a assinatura de convênios, da ordem de R$ 38,7 milhões, que beneficiaram 15 municípios paulistas. As parcerias foram firmadas por meio das secretarias de Agricultura e Abastecimento, Casa Civil, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e Turismo, além do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), no dia 30 de junho, no Palácio dos Bandeirantes.

Geraldo Alckmin ressaltou a importância da parceria entre o Estado e os municípios permitindo a aplicação do dinheiro de forma descentralizada. “O melhor dinheiro público aplicado é o descentralizado, que atende à comunidade e prioriza as necessidades da população local. É sempre uma alegria assinar esses convênios", afirmou.

De acordo com Rubens Rizek, secretário-adjunto de Agricultura, a celebração dos convênios entre a Pasta e os municípios de Espírito Santo do Turvo e Itirapuã vem contribuir com o desenvolvimento rural sustentável, além de incentivar a agricultura familiar. “Além de agradecer o governador por autorizar a assinatura desses convênios, precisamos agradecer aos deputados Pedro Tobias e Roberto Engler, que são autores das emendas parlamentares que possibilitaram a viabilização de verbas orçamentárias para esses dois convênios”, ressaltou.

O município de Espírito Santo do Turvo, que pertence ao Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Ourinhos, foi beneficiado com R$ 100 mil, destinados à aquisição de um trator. A realização desse convênio foi viabilizada por meio da emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Tobias. Para João Adirson Pacheco, prefeito municipal, o recurso vem em boa hora, momento em que a agricultura local está em processo de crescimento. “A aquisição dessa ferramenta vai alavancar o processo de plantio e preparação do solo; enfim, ser um suporte aos nossos pequenos produtores. É muito importante porque o agricultor voltou a diversificar a produção, já que a cultura da cana de açúcar perdeu força em função do fechamento da usina”

Itirapuã é um dos 13 municípios que compõem o EDR de Franca. O convênio assinado pelo município foi concedido por meio de emenda apresentada pelo deputado estadual Roberto Engler, para a ampliação e reforma do abatedouro, no valor de R$ 150 mil. De acordo com o prefeito Rui Gonçalves, “o município já é conhecido por produzir um dos melhores cafés da região, agora com essa reforma, vamos ser o da melhor carne também, porque vai ser uma carne de qualidade”, afirmou.

Os demais municípios receberam recursos para obras de infraestrutura urbana, iluminação pública, recapeamento, drenagem, implantação de corredores de ônibus, aquisição de trator, construção de galpão industrial e para a implantação de uma unidade da Escola Técnica Estadual (Etec) em Itupeva. Desde o início do ano, o Governo do Estado já firmou convênios com mais de 400 municípios paulistas.

Por: Nara Guimarães