Encontro tem homenagem ao homem do campo, a Arnaldo Jardim e entrega de equipamentos do Microbacias

Postado em: 24/07/2015 ás 21:55 | Por: erick

19789640830_c906fb4a26_zDesenvolver a agricultura da região do Pontal do Pararanapanema, oferecer alternativas para o agricultor nas áreas da fruticultura, horticultura e piscicultura, gerando assim emprego e renda no campo, esses foram os temas abordados no “4º Encontro Dia do Agricultor”, no Anfiteatro Municipal Ophélia Sozzi de Godoy, realizado nesta sexta-feira, 24 de julho, em Regente Feijó. No encontro, houve também solenidade em homenagem aos agricultores pelo desempenho de boas práticas agrícolas. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim recebeu das mãos do prefeito de Regente Feijó e presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), Marco Rocha, uma placa em homenagem pelo reconhecimento a sua dedicação ao trabalhador rural e aos excelentes serviços prestados pela Secretaria de Agricultura.

O secretário destacou a abertura da sexta chamada pública do Programa Microbacias II - Acesso ao Mercado, que estão abertas 26 de agosto, e realizou a entrega de uma colhedora de café e um trator cafeeiro para Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Bairro Palmitalzinho, beneficiada na quarta chamada do Programa Microbacias II.

Organizado Unipontal, organização dos municípios do Pontal do Paranapanema com objetivo de defender os interesses da comunidade e expansão econômica da região,em comemoração ao “Dia do Agricultor”, celebrado nacionalmente no dia 28 de julho, com intuito de homenagear e valorizar a comunidade rural. O encontro contou com a presença de mais de 480 pessoas entre autoridades e produtores rurais. Durante a solenidade também foi entregue o prêmio de “Melhor Agricultor do Ano 2015” para 32 produtores que fazem parte do oeste do Pontal do Paranapanema. A homenagem é um reconhecimento aos agricultores que trabalham para levar à mesa dos paulistas e dos brasileiros alimentos mais saudáveis, mais saborosos e com alta qualidade.

Arnaldo Jardim reforçou o compromisso da Secretaria de Agricultura com o agricultor familiar, colocando os programas da Pasta à disposição. Ele congratulou os produtores pela dedicação ao cultivo da terra, e destacou os trabalhos desenvolvidos pela Cati, por meio de palestras, “Dia de Campo”, orientação técnica e extensão rural.

O secretário ressaltou também o trabalho da Defesa Agropecuária na região e as pesquisas do Polo Apta Regional Médio Pararanapanema. “Essa é uma justa homenagem ao profissional que garante o alimento que chega à nossa mesa, todos os dias. Amor ao trabalho, valor ético e amor a família, o agricultor familiar tem respondido com afinco em um período de recessão econômica”, pontuou.

Para o pecuarista Antonio Sergio Mendonça, a homenagem é o reconhecimento do trabalho diário. Ele explica que foi graças a ajuda dos extensionistas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria que conseguiu um salto de 100 litros de leite dia para 280 litros dia.

O secretário ressaltou a entrega da colhedora de café e um trator cafeeiro para Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Bairro Palmitalzinho. Lembrou que o plano de negócio apresentado pela associação teve a finalidade de mecanizar a colheita do café. O valor total projeto foi de R$ 634.135,38, sendo apoiado pela Secretaria de Agricultura R$ 433.299,30. “O Projeto Microbacias é emancipador. O governador Geraldo Alckmin tem envidado esforços para apoiar o produtor rural, principalmente o pequeno e o médio e se empenhou muito para a prorrogação por mais dois anos do Projeto”, destacou o secretário. Para o agricultor membro da Associção Eder Bosisio, os novos equipamentos otimizarão a colheita e possibilitarão o aumento da produtividade.

O deputado estadual Ed Thomas ressaltou a importância deste evento para agradecer os trabalhadores rurais pela dedicação e pelo esforço de garantir o desenvolvimento econômico. “O agricultor é o profissional que devemos congratular a todo momento, porque graças a ele que temos os alimentos. Precisamos do produtor rural todos os dias”, declarou.

Mauro Bragato, deputado estadual, ressaltou a importância do agricultor na produção de alimentos e a perseverança na atividade. “Homem do campo é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado e do País. O Brasil é o celeiro do mundo”, disse.

Participaram do encontro os prefeitos da Unipontal: Alfredo Marcondes; Celso Pirani Passos; Álvares Machado, Horácio Fernandez; Anhumas, Adailton Menossi; Caiabú; Dario Marques; Caiuá, Cicero Paulino Sobrinho; Estrela do Norte, Hélio Lima dos Santos; Euclides da Cunha, Camila Teodoro Nicacio; Iepê, Rosa de Lima Alcântara; Indiana, Celeide Aparecida Floriano; João Ramalho, Wagner Mathias; Marabá Paulista; Hamilton Cayres de Sales; Martinópolis, Antonio Leal Cordeiro; Mirante do Paranapanema, Carlos Alberto Vieira; Nantes, Aurélio Pereira dos Santos; Narandiba, Enio Magro; Piquerobi, Valdir Aperecido; Pirapozinho, Orlando Padovan; Presidente Bernardes, José Lucio Cauneto; Presidente Epitácio, Sidnei Caio da Silva; Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello; Presidente Venceslau, Jorge Duran Gonçalez; Rancharia, Marcos Slobodticov; Regente Feijó, Marco Rocha; Sandovalina, Marcos Sanfelici; Santo Anastácio, Alaor Aparecido Bernal Dias; Santo Expedito, Ivandeci José Cabral; Taciba, Hely Valdo Batistela; Tarabai, Antônio Pacheco; e Teodoro Sampaio, Ailton Cesar Herling; além de representantes das prefeituras de Emilianópolis, Rosana e Ribeirão dos Índios.

Participaram também o presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo, Toshio Misato, o coordenador da Cati, Jose Carlos Rossetti, os diretores das Cati Regionais de Presidente Prudente, João Menezes de Souza Neto, e Presidente Venceslau, Felipe Melhado; o diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de Regente Feijó, Abilio Salvador, além de representantes de empresas agrícolas, vereadores e autoridades locais.

Para ver mais fotos do evento clique aqui.

Por Eli dos Santos

Mais informações: assessoria de imprensa

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Assessoria de imprensa

Telefone: (11) 5067-0069

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: