Em Sorocaba, Laboratório Regional do IB recebe visita do secretário de Agricultura e Abastecimento de SP

Postado em: 12/11/2021 ás 13:56 | Por: carol

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro, começaram essa sexta-feira, 12 de novembro, visitando o Laboratório Regional de Sorocaba do Instituto Biológico (IB).

Recepcionados pelo diretor da unidade, Eduardo Feichtenberger, e pelo diretor do Centro Avançado de Pesquisa em Proteção de Plantas e Saúde Animal do IB, Claudio Marcelo Gonçalves de Oliveira, Borges e Matturro conheceram os trabalhos realizados na área de sanidade vegetal e sanidade animal. A visita foi acompanhada pelo coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Sergio Tutui.

Na sanidade vegetal o laboratório realiza pesquisas com fungos e oomicetos (patógenos do gênero Phytophthora), agentes causais de doenças em citros e outras frutíferas, atendendo produtores, cooperativas agrícolas, universidades, centros de pesquisa, e órgãos oficiais e privados na realização de pesquisas e no diagnóstico de doenças dos citros e nas recomendações de medidas para o seu controle. O IB também colabora com os programas oficiais federais de sanidade dos citros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e estaduais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA/SAA).

Na área de sanidade animal do IB atende, principalmente, pequenos produtores e agricultores familiares no diagnóstico de enfermidades como Brucelose, Tuberculose e doenças parasitárias de animais de produção. Além da elaboração de Planejamento Sanitário e Calendário Zoosanitário, aplicados ao manejo de rebanhos. Os trabalhos foram apresentados pelo pesquisador do IB, Fábio Henrique de Lima Gabriel.

Neste mês de novembro, a Secretaria de Agricultura celebra seus 130 anos!

Por Fernanda Domiciano

Fotos: Mastrangelo Reino