Em S.J. do Rio Preto, Secretário de Agricultura e prefeitos da região assinam convênios do Melhor Caminho e Segurança no Campo em evento do Retoma SP

Postado em: 19/11/2021 ás 12:16 | Por: Assessoria de Comunicação

O vice-governador do Estado de SP, Rodrigo Garcia, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro, participaram nessa sexta-feira, 19, do Retoma SP, em São José do Rio Preto. O evento, que aconteceu no Campus rio-pretense da Unip, contou também com a presença dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, e Justiça e Cidadania, Fernando da Costa, além do presidente da Investe SP, Gustavo Junqueira.

O RetomaSP, que acontece em diferentes cidades paulistas, é uma oportunidade para empresários, gestores públicos e privados, estudante e demais interessados acessarem serviços oferecidos gratuitamente por instituições paulistas. Além disso, no road show, temas como linhas de crédito, qualificação profissional, mercado internacional, inovação e tecnologia são abordados por especialistas, trazendo mais oportunidades de conhecimento para os presentes.

A ação - uma iniciativa da InvestSP e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria, nesta edição, com a prefeitura de São José do Rio Preto - trouxe um panorama sobre o que está sendo feito no Estado visando a retomada da economia após o período de desafios impostos pela pandemia de Covid-19. No âmbito do Retoma SP, Garcia assinou autorizo para liberação de recursos voltados a diferentes programas com foco no fortalecimento da economia local.

Na ocasião, o Secretário de Agricultura assinou, junto ao prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, convênios dos programas Melhor Caminho e Segurança no Campo com os municípios da região. O programa Melhor Caminho, assinado, na oportunidade, com 4 municípios, é um auxílio ao desenvolvimento rural, que simplifica a vida do agricultor, trazendo mais segurança e melhores condições de tráfego às estradas rurais. Entre os objetivos, está a facilitação do escoamento da produção agrícola e a redução da erosão dos solos e do assoreamento dos rios. Foram assinados convênios do Programa Melhor Caminho com os municípios de Ariranha, Ipiguá, Mirassolândia e Santa Adélia.

Já o Segurança no Campo, conta com a aquisição de viaturas policiais específicas, adaptadas ao trabalho de ronda e atendimento à população nas áreas rurais. O convênio firmado no evento contempla 9 municípios: Auriflama, Elisiário, Icém, Novo Horizonte, Potirendaba, Santo Antonio do Aracanguá, Sud Mennucci, Turiúba e Uchoa.

Itamar lembrou que, neste mês, a Secretaria de Agricultura comemora 130 anos! O secretário de Agricultura ressaltou que foi sancionada ontem, 18, na capital, a lei dos produtos artesanais de SP. "Depois de 20 anos de informalidade, 15 mil produtores artesanais estão sendo beneficiados e vão crescer, fortalecendo a agricultura familiar e o turismo gastronômico", enfatizou Itamar.

O líder da Agricultura anunciou, ainda, que será assinado nesse mês o novo SISP (Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que facilitará que os produtores paulistas comercializem seus produtos em todo país.

"Itamar assumiu e acelerou a Secretaria de Agricultura de SP", colocou o vice-governador.

Na oportunidade, o vice-governador anunciou as novas unidades do Poupatempo para os municípios de Guapiaçu, Monte Aprazível, Nova Granada, Santa Fé do Sul e Tanabi, beneficiando cerca de 130 mil habitantes.

Já os Municípios de Interesse Turístico (MIT) de Riolândia, Santa Clara D´Oeste e Rubinéia receberam recursos do Departamento de Apoio do Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) em mais de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado e puderam investir em obras e melhorias de infraestrutura, elevando a qualidade local aos turistas e moradores.

Também estiveram presentes o deputado federal Geninho Zuliani; o deputado estadual e presidente da Alesp, Carlão Pignatari; os diretores das EDR de General Salgado, Marcelo Onoe, e Rio Preto, Ricardo Pereira, além de outros servidores da Agricultura, empresários e autoridades locais.

 

Texto: Gustavo Steffen de Almeida

Fotos: João Luiz

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: