Em reconhecimento a iniciativas de combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional a SAA entrega "Prêmio Josué de Castro"

Postado em: 21/10/2021 ás 12:21 | Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por intermédio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA/SP), vinculado a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), ao lado da primeira-dama, Bia Doria, premiou na manhã desta quarta-feira, 20, as melhores ações de segurança alimentar e nutricional do Estado na 11ª edição do “Prêmio Josué de Castro”. Ao todo foram habilitados 39 trabalhos e seis premiados em duas categorias.

Na categoria “Melhores Pesquisas Realizadas por Universidades ou Instituições de Pesquisa Públicas ou Privadas do Estado de São Paulo” os vencedores foram: a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com as pesquisas “Plantando mais do que vegetais: horta comunitária e educação alimentar e nutricional em Heliópolis” e “Registro fotográfico via celular como recurso para avaliar a qualidade da refeição: um estudo nas cinco macrorregiões do Brasil”, em 1º e 3º lugares, respectivamente. E em 2º colocado, a Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com a pesquisa “Educação Popular e Desenvolvimento Sociotécnico em territórios de reforma agrária para a promoção da segurança alimentar na região metropolitana de Campinas”.

Em “Melhor Programa ou Projeto de Política Pública Desenvolvido por Órgãos Públicos Municipais ou Estaduais de São Paulo”, a 1º colocada, foi a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado - Penitenciária de Cerqueira César com o projeto “Cultivando Sustentabilidade”; em 2º, a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes com o projeto “Quitanda Social” e em 3º, a Prefeitura Municipal de Osasco, com projeto, “O banco de alimentos de Osasco no enfrentamento a pandemia da COVID-19”.

Emocionado, o secretário, Itamar Borges, salientou a importância da premiação. “Josué de Castro tem uma história que honra, orgulha e motiva os profissionais de nutrição. E o prêmio, que além de 2005, ano em que foi instituído, buscou incentivar, certificar, reconhecer e premiar as iniciativas de combate à fome, iniciativas de proteção de segurança alimentar e segurança nutricional”, disse.

Participaram da solenidade, além da primeira-dama e membro honorífica do Conselho do Fundo Social de São Paulo (FUSSP), Bia Doria e o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Itamar Borges, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes; o secretário-executivo da Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Francisco Matturro; o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Décio Fernando Moreira de Matos; o presidente do CONSEA/SP, João Dornellas; o coordenador da CODEAGRO, Celso Matsuda; o deputado estadual, Edson Giriboni; o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), Marco Antônio Matos; o presidente da Associação Paulista de Avicultura, Érico Pozzer e o prefeito de Osasco, Rogério Lins, representando os prefeitos presentes.

A primeira-dama encerrou os discursos e falou da felicidade em ver um setor tão entusiasmado, como o agro “quando vejo todos vocês juntos nos ajudando, fico muito feliz, principalmente com essa cadeia produtiva que é o agronegócio”, concluiu Bia Doria.

Lançamento do livro “AgroSP na mesa: café”

Durante o evento o livro “AgroSP na Mesa: café” foi lançado. A publicação que foi desenvolvida pelo Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CESANS), vinculado a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO) trouxe como tema nesta edição, o café.

A publicação é composta por diversos capítulos com os principais produtos das cadeias paulistas, onde é evidenciada a importância de cada um deles na economia do Estado e nos hábitos alimentares da população, com referências técnicas, de forma clara, simples e objetiva, com o propósito de incentivar o maior consumo por meio de informações, dicas, curiosidades e receitas. O livro já está disponível para download no site da CODEAGRO.

Quem foi Josué de Castro

Josué de Castro, foi um dos mais renomados pesquisadores a dedicar-se ao estudo dos problemas nutricionais no Brasil, sua equipe de trabalho deixou importante legado ao desenvolvimento da ciência da nutrição e da profissão de nutricionista no país.

O resgate de sua memória e o reconhecimento de seu papel como inspirador dos conceitos que fundamentam a luta pelo direito humano à alimentação adequada o tornaram, patrono dos conselhos de segurança alimentar e nutricional sustentável.

Por Caroline Xavier