Em Itapetininga, secretário de Agricultura e Abastecimento de SP visita unidade de pesquisa da APTA Regional

Postado em: 12/11/2021 ás 16:25 | Por: carol

A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapetininga da APTA Regional recebeu nessa sexta-feira a visita do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Itamar Borges, e do secretário-executivo, Francisco Matturro.

O grupo da Secretaria foi recepcionado pelo diretor da Unidade, Carlos Frederico de Carvalho Rodrigues, pela diretora substituta da APTA Regional, Keila Duarte, e pelo coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócio, Sergio Tutui.

A Unidade desenvolve pesquisas para as cadeias produtivas de soja, milho, sorgo, cereais de inverno, cana-de-açúcar, pecuária bovina e bubalina e sistemas integrados com eucalipto e pinheiros resiníferos.

Estuda novas oportunidades em valorização do couro e rastreabilidade da cadeia de carne bovina com dispositivos de repelência de ectoparasitas, como carrapatos e bernes. A unidade já entregou pedido de patente dessa tecnologia no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Os trabalhos em sistemas integrados de produção buscam ambiência e bem-estar animal na produção de carne de baixos resíduos e carbono. Também são realizadas pesquisas em sojicultura regenerativa e de precisão para nichos nas indústrias de cosméticos e farmacêuticas, inserindo e consolidando agricultor familiar nesse segmento. São estudadas ainda modelagens comerciais para estoques de carbono e outras metodologias para pagamentos por serviços ambientais.

Participaram também da visita Walkyria Tavares Vieira de Andrades, secretária de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento de Itapetininga, além de Marco Antonio Filho, produtor de cereais parceiro da unidade.

Por Fernanda Domiciano

Fotos: Mastrangelo Reino

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: