Delegação nigeriana busca cooperação com a Secretaria de Agricultura para desenvolvimento do setor de agronegócios

Postado em: 02/05/2017 ás 19:19 | Por: Comunicação SAA

Delegação nigeriana busca cooperação com a Secretaria de Agricultura para desenvolvimento do setor de agronegócios (foto: João Luiz)Uma delegação composta por produtores e representantes do governo da Nigéria se reuniu com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, em busca de um acordo de cooperação para o desenvolvimento de seu setor de agronegócios. O encontro foi realizado nesta terça-feira, 02 de maio, no estande da Secretaria na Agrishow 2017 e contou com a participação do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Na oportunidade, o titular da Pasta de Agricultura ressaltou a possibilidade de os institutos da Secretaria transferirem tecnologias para o país africano. “As características geológicas e climáticas aproximam muito a Nigéria do Brasil. Então, isso dá uma base comum de um relacionamento muito produtivo. Queremos acrescentar a isso a questão do setor da cana, do ponto de vista de variedades e de equipamentos”, ressaltou Arnaldo Jardim durante a reunião.

A delegação africana também aproveitou a visita para conhecer o Centro de Cana do Instituto Agronômico(IAC), localizado no espaço da Secretaria onde ocorre a Agrishow, sendo recebidos pelo diretor do Centro de Cana, Marcos Landell, e peloSecretário Executivo das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura, Alberto Amorim.

Durante a visita, os africanos conheceram o jardim varietal de cana-de-açúcar do IAC e a tecnologia de mudas cana pré-brotadas. De acordo com o representante do governo nigeriano, Andrew Kwasari, há interesse do país africano na parte de mecanização da agricultura e no desenvolvimento de da cana-de-açúcar na Nigéria.

“Nossos problemas estão primeiro na mecanização das lavouras, porque ainda temos muitos trabalhadores fazendo esse trabalho de colheita manualmente. Em segundo lugar, precisamos de novas variedades de cana, pois temos preocupação com a questão da água, por exemplo. E vimos o potencial das variedades do IAC que se desenvolvem muito bem sem irrigação”, contou Kwasari.

Na próxima quinta-feira, 4 de maio, está programada uma reunião entre o secretário Arnaldo Jardim e o ministro da agricultura da Nigéria para tratar de possíveis protocolos de cooperação entre São Paulo e o país africano.

Por Leonardo Chagas

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: