Consea/SP realiza atividades para fortalecer ações de segurança alimentar e nutricional na região de Presidente Prudente

Postado em: 07/07/2017 ás 15:49 | Por: Comunicação SAA

Representantes da sociedade civil e do Poder Público de nove municípios integrantes da região administrativa de Presidente Prudente se reuniram na última terça-feira (4), na reunião da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) de Presidente Prudente,realizada em Dracena,  para trocar experiências e fortalecer as ações e políticas públicas de segurança alimentar e nutricional na região. A reunião, realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), teve a participação de 37 representantes dos municípios de Dracena, Narandiba, Santa Mercedes, Lucélia, Rancharia, Paraguaçu, Paulista, Junqueirópolis, Tarabaí e Regente Feijó.

A abertura do evento contou com a  primeira dama de Dracena e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Bertolini, e o diretor da secretaria executiva do Consea/SP, Marcelo Cunha, que ressaltaram a importância de fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

Os participantes receberam orientações de Fabio Coelho, representante da  Casa da Agricultura de Tarabaí, ligada ao Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Presidente Prudente, sobre as compras públicas da agricultura familiar e as novas regras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Também foi definida a comissão de seleção que auxiliará a Secretaria Executiva do Consea/SPno processo de seleção de candidatos a membros representantes da Sociedade Civil para o Conselho, e dos representantes para comporem a Comissao Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS), composta por Talita Oliveira Pessoa, de Rancharia; Gislaine Oliveira, de Dracena; e Cleusa Maria Anisio, de Paraguaçú Paulista.

Apoio à produção

A agenda do Consea/SP em Dracena prosseguiu à tarde, com a visita da equipe ao laticínio da Associação dos Produtores Rurais de Dracena (APR), construído com recursos do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II- Acesso ao Mercado. O diretor Marcelo Cunha e o dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria, José Luiz Fontes, conheceram as instalações do laticínio para a produção, armazenamento e transporte de iogurtes e produtos lácteos.

No total, foi investido R$ 1,1 milhão, sendo R$ 794.980,87 apoiados pelo Microbacias II e Banco Mundial, com a contrapartida de R$ 370.891,80 da associação.

Por: Paloma Minke