Consea-SP fortalece a agenda de segurança alimentar na região de Ribeirão Preto

Postado em: 27/06/2017 ás 18:55 | Por: Comunicação SAA

A equipe do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, visitou no dia 13 de junho de 2017 o Banco de Alimentos de Ribeirão Preto, para conhecer a estrutura e o sistema de funcionamento que atende 60 entidades por mês e beneficia 3 mil adultos e crianças.

Acompanhado do vereador Paulinho Pereira, o diretor da secretaria executiva do Consea-SP, Marcelo Cunha, foi recebido pelo coordenador do Banco de Alimentos,   José Carlos da Cruz.

Instalado desde 2004 em um histórico galpão da era do café, o Banco de Alimentos pertence à Secretaria de Assistência Social do município. Os alimentos são doados pelos produtores rurais que comercializam seus produtos no Ceasa, que também funciona no mesmo galpão. A doação dos alimentos é realizada como forma de pagamento correspondente ao aluguel mensal dos espaços próprios (“boxes”) dentro do Ceasa.“O Banco de Alimentos conta com uma boa estrutura, tem três câmaras frigoríficas e o maquinário utilizado na manipulação dos alimentos é de boa qualidade. Atualmente, é preciso fazer uma adequação e modernização das instalações. Além disso, a área utilizada pelo Ceasa também precisa ser reformada, bem como o prédio, que é histórico, necessita de obras de conservação,” observou Marcelo Cunha.

No dia 14, também em Ribeirão Preto, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim e o vice-prefeito do município, Carlos Cezar Barbosa, participaram da capacitação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ribeirão Preto (Consean).

Na ocasião, os participantes assistiram à palestra “Ideias para Políticas Públicas e atribuições de um Conselho Municipal”, ministrada por Marcelo Cunha e “Habilidades e Competências do conselheiro”, com a docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” (Unesp), Mônica Schiavinatto.

Também estiveram presentes no evento Thyrso Bonilha Júnior, da área administrativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e representantes do Consean e da Crsans Ribeirão Preto.