Consea-SP e Prefeitura de Ribeirão Preto debatem ações para fortalecer o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Postado em: 21/02/2017 ás 17:06 | Por: Comunicação SAA

O secretário-executivo do Consea, José Valverde (dir.) e o vice-prefeito de Ribeirão Preto, Carlos Cezar Barbosa debatem ações para fortalecer a segurança alimentar no município (foto: Paulo Prendes)Com o objetivo de alinhar ações para o fortalecer o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Ribeirão Preto, o secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo (Consea-SP), José Valverde Machado Filho, se reuniu com o vice-prefeito do município, Carlos Cezar Barbosa, na última sexta-feira, 17 de fevereiro.

O objetivo do encontro foi aproximar o município e o Estado, fornecendo suporte necessário para criar o conselho regional e definir as diretrizes do projeto, além de organizar o Seminário e Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional no município.

“Estamos seguindo a orientação do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, para que o Consea se aproxime dos municípios para integrar as ações e tratar a segurança alimentar na perspectiva contemporânea, entendendo que esse conceito tem uma interligação com a saúde pública, politicas públicas, agricultura, enfim, toda essa capilaridade que o tema proporciona”, complementou Valverde.

Para o vice-prefeito, “o objetivo do município é criar ações efetivas que reforcem a questão da saudabilidade dos alimentos, integrando a sociedade civil e o poder público para garantir a qualidade de vida da população”.

Arnaldo Jardim afirmou que o compromisso assumido pela Pasta em estruturar os conselhos municipais e buscar a saudabilidade dos alimentos são orientações do governador Geraldo Alckmin. “Reunir representantes da sociedade civil com funcionários da nossa Secretaria permite o diálogo para criarmos meios para promover a segurança dos alimentos”, disse.

Seminário e oficina de segurança alimentar

As lideranças definiram a programação do Seminário e Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional em Ribeirão Preto. De acordo José Valverde, o objetivo dos eventos é divulgar informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional e favorecer a troca de experiências entre conselheiros e representantes da sociedade civil e poder público.

“Durante os encontros, nós focaremos a importância de criar ou reativar os conselhos municipais, uma vez que, por meio deles, os municípios podem acessar as políticas públicas existentes, tanto no âmbito estadual quanto federal, para ampliar as ações de fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar nos municípios”, afirmou o secretário-executivo, que destacou também a importância do debate sobre o Sistema de Compras Públicas pela Agricultura Familiar.

Por Paulo Prendes