Comissão debate melhorias de segurança alimentar na região do Vale do Paraíba

Postado em: 30/05/2016 ás 10:11 | Por: erick

O encontro debateu as diretrizes gerais da política pública de Segurança Alimentar e Nutricional na região do Vale do ParaíbaA Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) de São José dos Campos, realizou a primeira reunião do Biênio 2015/2017, no dia 16 de maio de 2016, no campus da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), do município, para debater as diretrizes gerais da política pública de Segurança Alimentar e Nutricional na região do Vale do Paraíba, com o objetivo de garantir o direito ao alimento e à nutrição para a população.

De acordo com o coordenador da Regional de São José dos Campos, Fabricio Geraldini, o tema das compras públicas tem sido objeto de consultas por parte dos municípios integrantes da Comissão “Nesse sentido, a realização do seminário que terá a participação do Consea/SP, e de representantes do poder público e da sociedade civil proporcionará mais informações para a região participar mais ativamente dos editais abertos para aquisição de alimentos”, finaliza o coordenador.

Outro ponto abordado na reunião foi a concepção de diagnóstico para reunir informações de conselhos municipais de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (SAN), existentes e em atividade.

Para o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, “o Vale do Paraíba é peculiar, pois consegue reunir uma ampla quantidade de produtores rurais, além de manter algumas cidades com perfil de grandes centros urbanos, por isso, intensificar o debate sobre Segurança Alimentar e Nutrição torna-se fundamental. “É uma determinação do governador Geraldo Alckmin de buscarmos a saudabilidade dos alimentos. Reunir representantes da sociedade civil, com funcionários da nossa Secretaria abre o diálogo para criarmos meios para promover a segurança dos alimentos”, disse

Os representantes do Conselho definiram um planejamento de ações e estratégias de mobilização para a realização da oficina regional visando o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), em nível municipal. A Oficina, em parceria com a Unesp, está prevista para o fim do mês de novembro.

Durante o encontro, ficou definida a realização de um seminário previsto para acontecer no dia 24 de agosto deste ano, que reunirá os 39 municípios que compõem a regional, tendo como pauta a Segurança Alimentar e a disseminação de informações sobre os programas de compras públicas, tais como: Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O evento contou com a presença do Secretário Executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo (Consea-SP), José Valverde, e da diretora técnica, Rudinéia Carla Augusto, também do Conselho Estadual, além de representantes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Guaratinguetá, Jovino Paulo Ferreira Neto, e Pindamonhangaba, Paulo Henrique S. Queiroz, e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Cristina Maria de Castro.

A CRSANS São José dos Campos é composta pelos municípios de Aparecida; Arapeí; Areias; Bananal; Caçapava; Cachoeira Paulista; Campos do Jordão; Canas; Caraguatatuba; Cruzeiro; Cunha; Guaratinguetá; Igaratá; Ilhabela; Jacareí; Jambeiro; Lagoinha; Lavrinhas; Lorena; Monteiro Lobato; Natividade da Serra; Paraibuna; Pindamonhangaba; Piquete; Potim; Queluz; Redenção da Serra; Roseira; Santa Branca; Santo Antonio do Pinhal; São Bento do Sapucaí; São José do Barreiro; São José dos Campos; São Luís do Paraitinga; São Sebastião; Silveiras; Taubaté; Tremembé e Ubatuba.

Por Paulo Prendes