Casa da Agricultura de Ipuã é reformada para proporcionar maior apoio ao produtor rural

Postado em: 10/04/2017 ás 16:29 | Por: Comunicação SAA

Reforma irá melhorar o atendimento ao mais de 400 propriedades rurais do município (Foto: João Luiz)A Casa da Agricultura de Ipuã, na região de Franca, teve suas instalações reformadas para melhorar o apoio aos produtores das 403 propriedades agrícolas do município que buscam informações sobre manejo no cultivo da cana-de-açúcar, soja, milho e olerícolas e que acessam os projetos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para melhorar sua produtividade e ampliar a renda. A inauguração foi realizada no dia 7 de abril de 2017 pelo secretário Arnaldo Jardim, reunindo grande número de agricultores e lideranças locais.

O secretário destacou que a Secretaria tem desenvolvido boas iniciativas, buscando fortalecer a fruticultura, olericultura, pecuária de leite e piscicultura. Ressaltou que a Casa da Agricultura é a casa do agricultor, onde ele pode trocar experiências, receber essas informações para aumentar as possibilidades de trabalho e a renda. “Por isso, é importante que o espaço seja adequado para bem recebê-lo. Estamos seguindo as orientações do governador Geraldo Alckmin, ao apoiar o pequeno produtor e agricultor familiar paulista”, afirmou Arnaldo Jardim.

“É uma grande alegria inaugurar a reforma na Casa da Agricultura, que recebe muito bem e apoia os nossos produtores rurais”, disse o prefeito de Ipuã, José Francisco Souza Avila.

Com um investimento de R$ 137,25 mil do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, do governo paulista, o local contou com a substituição de telhado e piso interno, reforma da cozinha, revisão das instalações hidráulicas, portas e janelas e a troca das instalações elétricas. Os banheiros foram adaptados para receber equipamentos de acessibilidade, como rampas e suportes.

A cozinha também recebeu equipamentos mais modernos para proporcionar um melhor ambiente aos colaboradores e visitantes. “A reforma tem como objetivo oferecer um melhor ambiente para atendimento dos produtores, mas também para os funcionários que aqui atuam”, explicou Paulo César da Luz Leão, diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Orlândia.

O projeto incluiu ainda a instalação de sistema de climatização nas salas, garantindo maior conforto aos produtores que se dirigem ao espaço. A pintura nas áreas interna e externa da Casa da Agricultura finalizou os reparos realizados para tornar o local mais receptivo ao homem do campo. “Trabalho há 30 anos na Casa da Agricultura e é motivo de muito orgulho ver esse espaço, que considero como minha própria casa, ser reformado”, comentou o diretor da Casa da Agricultura, Juscelino Maruzo.

As obras foram fundamentais para dar uma “nova cara” à Casa da Agricultura, como relatou o produtor de soja Warner Gonçalves de Oliveira. “Nosso técnico presta um atendimento muito bom, sempre que necessário vai à propriedade, verifica a necessidade de aplicação de produtos para melhorar a produção e apresenta as novas variedades disponíveis. Agora, o espaço está mais moderno”, avaliou o produtor, que atuou como funcionário administrativo da Casa por 35 anos e hoje é um dos maiores produtores do município.

Idelcidio Fornel, que cultiva arroz, soja e milho há mais de 40 anos, buscou apoio e orientação na Casa da Agricultura para adquirir uma plantadeira. “Com a reforma, o espaço poderá ajudar mais produtores a melhorar o trabalho”, avaliou o agricultor ipuanense.

A inauguração das obras foi acompanhada ainda por prefeitos dos municípios próximos: Franca, Gilson de Souza; Ituverava, Adriana Lima Machado; Rifaina, Hugo Lourenço; Guará, Marco Aurélio Migliori; Nuporanga, Daniel Vina Melo; Aramina, Dalva Aparecida Pierazo Rodrigues; e Miguelopolis, com Luiz Tosta representando o prefeito Naim Miguel Neto.

Também participaram o vice-prefeito de Ipuã, Leonardo Tavares do Nascimento; a presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Vânia Clemente Ávila; o presidente da Câmara Municipal, Arnaldo Ribeiro da Silva; Marcos Roberto Sacardo, representando o deputado estadual Roberto Engler; os diretores dos Escritórios de Defesa Agropecuária (EDA) e de Desenvolvimento Rural (EDR) de Franca, Guilherme Andrade e Pedro Avelar, respectivamente; o presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Francisco Muraishi; e a vereadora de Igarapava Denize Gobbi.

Por: Paloma Minke

Fotos: João Luiz