Capacitação em panificação oferecida pela CATI/CDRS oferece novas oportunidades à dependentes químicos

Postado em: 16/11/2021 ás 9:35 | Por: carol

Uma parceria providencial entre a Casa da Agricultura de Estrela d’Oeste -  unidade vinculada à Coordenaria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS) Regional Fernandópolis -, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural de Estrela d’Oeste e o Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus permitiu que os primeiros 15 internos que fazem tratamento para dependência química fizessem uma capacitação de 16 horas sobre panificação artesanal. “Consideramos que esta seria uma oferta interessante que contribuirá no tratamento destas pessoas. O interesse foi tanto que precisou ser realizado um sorteio entre aqueles que queriam participar”, conta a engenheira agrônoma Monalisa Monalisa Verginia Felicio Ferreira, que dividiu a coordenação pedagógica com a médica veterinária Talita de Carvalho Fonseca. O curso em si foi ministrado por Fernando Bortolotto, do Senar, órgão que está sempre presente quando se fala em parceria em capacitação. 

A capacitação ocorreu em dois dias, das 8h às 17 horas e os internos puderam realmente “pôr a mão na massa”, ver e saborear o resultado dessa oficina. Além da parte prática, todos puderam entender o processo de panificação, uso de ingredientes, cuidados com a higiene durante o processo e entender a importância dos detalhes como temperatura correta, fases, tempo de espera para obter pães variados e de qualidade, inclusive para comercialização. 

O dirigente do Lar São Francisco de Assis, Frei Felipe Salatiel agradeceu a parceria e falou sobre a importância da atividade para os ‘acolhidos’: Quero deixar nossa gratidão tanto ao Senar-SP quanto à CATI, em especial à`Casa da Agricultura, pois pudemos observar a alegria dos nossos acolhidos em participar desse curso. Tenho certeza que dará frutos no decorrer do tempo na vida desses 15 que participaram e que poderiam ser muitos mais devido ao interesse que despertou em todos. Todos os colaboradores disseram ‘sim’ a nós e essa parceria é uma ponte importante que está sendo construída; nossos acolhidos estão tendo a oportunidade de mudar de vida, recomeçar as suas vidas e temos a esperança que essa parceria possa ser estendida a outros locais, uma esperança de vida nova”. 

O curso de panificação artesanal é um dos mais requisitados ao lado do processamento artesanal do leite, aproveitamento integral dos vegetais, processamento de carne suína, algumas das capacitações oferecidas ao longo de anos pela CATI/CDRS em todas as regiões do Estado de São Paulo. “São centenas de pessoas que foram capacitadas e se tornaram aptas a iniciar uma nova atividade nessa área”, conta a nutricionista Beatriz Cantusio Pazinato da Divisão de Extensão Rural da CATI/CDRS e responsável por essa área de capacitação em processamento de alimentos. “Nosso intuito sempre foi oferecer alternativas para o uso do excedente de produtos da agricultura familiar e incentivar uma alternativa de renda para estas famílias. Além das instruções propriamente ditas, sempre passamos vários conceitos durante todos os cursos”, explica Beatriz. 

No caso específico de Estrela d’Oeste, Monalisa explica que “a realização de cursos de capacitação profissional, entre eles o de panificação, pode proporcionar uma nova alternativa de renda a estas pessoas após o período de internação, ajudando na recuperação permanente destas pessoas”. E o resultado obtido, o visível interesse dos internos, enfim, o sucesso do curso mostra que esta foi uma boa escolha, uma ótima parceria e um excelente resultado inicial. “Certamente não iremos parar aí, demonstrado todo este interesse, vamos nos organizar para oferecer novas oportunidades e para o dia 8 de dezembro já estamos temos confirmado uma capacitação em orgânicos também para o Lar São Francisco”, afirma Monalisa Felício. 

Por Graça Moreira D’Auria

 

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: