Câmara Setorial do Trigo reúne-se em Capão Bonito

Postado em: 08/10/2015 ás 21:02 | Por: erick

fotoPor Representantes da Câmara Setorial de Trigo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, reuniram-se no dia 30 de setembro, na sede do Centro Trigo do Polo Regional Sudoeste Paulista da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), em Capão Bonito. Zoneamento Agrícola e Seguro Rural foram os primeiros assuntos colocados em pauta.

Pela abrangência dos temas, Alberto Amorim, presidente das Câmaras Setoriais, sugeriu sejam objeto de estudo por parte de um grupo multidisciplinar. A proposta foi acolhida pelos membros da Câmara e a pesquisadora Vera Lúcia Barrosfoi, diretora do Polo de Capão Bonito, foi designada para coordenar o trabalho.

A reunião contou com a presença de 73 participantes representando os vários elos da cadeia produtiva do Trigo, o que, para o presidente da Câmara Setorial de Trigo, Nelson Montagna, demonstra a importância que a Câmara Setorial está adquirindo junto ao Setor. Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura, corrobora a palavras do presidente da Câmara e destaca que o governador Geraldo Alckmin apoia porque acredita seriamente no trabalho envolvendo o poder público e a iniciativa privada.

Nelson Montagna apontou problemas com a tributação diferenciada do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre a farinha de trigo, alegando que a alícota do imposto em São Paulo é superior à cobrada em outros estados. O Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) informou que a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) já encaminhou ofício ao governo estadual a respeito do assunto pedindo que o montante seja revisto.

Durante a reunião, foi estabelecido que as cooperativas elaborarão proposta a respeito do zoneamento e solicitação de mudanças na subvenção do seguro rural até o dia 16 de outubro.

Na sequência, os produtores rurais fizeram uma pequena exposição sobre a situação das colheitas. De acordo com Amorim, a safra está praticamente concluída, com quebra de cerca de 8% em relação ao previsto (safra paulista), em função de seca no período de enchimento dos grãos e ventos antes da colheita. “Trigo majoritariamente de boa qualidade industrial”, destacou.

Por Nara Guimarães