Arnaldo Jardim visita área de demonstração das novas tecnologias desenvolvidas pelas coordenadorias e institutos da Pasta

Postado em: 26/04/2016 ás 20:19 | Por: erick

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, percorreu hoje, 26 de abril, a área de demonstração das tecnologias e cultivares desenvolvidos pelas Coordenadorias e institutos de pesquisa da Pasta, instalada na 23ª Agrishow. Entre as novidades, o secretário conheceu a nova cultivar de feijão IAC Sintonia, desenvolvida pelo Instituto de Agronômico (IAC), de Campinas, que garante maior tolerância ao estresse hídrico e doenças do solo e menor custo de produção.

De acordo com o diretor-geral do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, “a cultivar apresenta ciclo semi-precoce, ao redor de 85 dias da emergência à colheita, conforme as condições de cultivo impostas, uma redução de 15 dias em comparação ao ciclo normal da cultura”. Outras variedades apresentadas ao secretário incluíram o amendoim, arroz, milho, aveia, gergelim, mamona, triticale e crotalaria.

No estande do Instituto Biológico, o secretário conheceu as novidades em controle biológico, como a Beauveria bassiana. “Esta tem se mostrado uma alternativa viável na eliminação da broca da bananeira e da mosca branca da soja, sendo inclusive objeto da transferência de tecnologia aos pesquisadores da Bolívia”, explicou o diretor-geral do Instituto, Antonio Batista Filho.

O secretário ressaltou ainda a campanha de combate à raiva, em visita ao estande da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), onde foi recebido pelo coordenador substituto, Mário Sergio Tomazela, e o Projeto Cati Leite, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

“Neste espaço de demonstrações, instalado no estande da Secretaria na 23ª Agrishow, reunimos as tecnologias desenvolvidas por nossos institutos, atendendo tanto ao grande quanto o pequeno produtor paulista. Com isso, estamos seguindo as determinações do governador Geraldo Alckmin de aproximar a pesquisa do campo, o que se reverte em ganhos de produtividade e renda para agricultor”, finalizou o secretário.

Por Paloma Minke
Fotos: João Luiz

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: