Arnaldo Jardim discute uso do solo e dos recursos naturais em evento em Campinas

Postado em: 07/04/2017 ás 15:50 | Por: Comunicação SAA

Arnaldo Jardim apresentou os quatro pilares que têm norteado a agricultura no EstadoO VII Fórum Abisolo foi promovido em Campinas, nos dias 5 e 6 de abril, pela Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), que discutiu e divulgou mais do que as novas tecnologias e pesquisas nessa área, mas promoveu, principalmente no segundo dia da programação, palestras sobre os novos rumos, as perspectivas, tendências e o papel dos Estados no desenvolvimento da agricultura nacional convidando importantes nomes ligados ao cenário agrícola. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, encerrou o ciclo de palestras do dia e participou do debate sobre as questões abordadas no evento.

Arnaldo Jardim apresentou os quatro pilares que têm norteado a agricultura no Estado de São Paulo: a sustentabilidade, com agricultura e meio ambiente em sintonia; a saudabilidade dos alimentos; a inovação; e a diversidade para evitar a concentração em algumas atividades. Enfatizou, ainda, o importante papel que as Câmaras Setoriais vêm tendo desde que assumiu a Pasta, em 2015. “Estamos diminuindo as distâncias”, frisou o secretário, referindo-se aos produtores, órgãos do Estado, pesquisadores e extensionistas e aos canais de comercialização.

O secretário também falou sobre as parcerias com o setor privado, que têm aumentado a participação nas receitas. “Eram em torno de 5% quando assumimos, passando a 17% e vamos chegar a 26% até o fim deste ano; são recursos que nos dão condição de trabalho, parcerias que dão ritmo às nossas pesquisas, como nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, salientou Arnaldo Jardim. O secretário disse, ainda, estar otimista e que o setor agropecuário tem demonstrado ter liderança durante a crise.

A palestra intitulada “O papel dos estados no Desenvolvimento da Agricultura Nacional” foi antecedida pela apresentação do ex-ministro da Agricultura Allysson Paulinelli, que discorreu sobre o papel histórico do setor agrícola e a importante participação das universidades e da pesquisa que transformaram o Brasil de importador de quase tudo para exportador de tecnologia em agricultura de clima tropical e, em consequência, de alimentos.

Também estiveram na mesma mesa de debates o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) − Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi; e o professor Marcos Fava Neves, que falou sobre as Perspectivas para o Mercado Agrícola Brasileiro e Global, levantando os principais entraves e apontando as principais mudanças estruturais do agronegócio para os próximos anos. “Haverá cada vez mais restrição ao uso da água e da terra, então há que haver sustentabilidade, uma atividade beneficiando outra, com total aproveitamento, em sinergia”, afirmou Nava. O debate foi mediado por Ivan Wedekin, conferencista, consultor e autor de livros e artigos sobre política agrícola.

O Fórum e Exposição Abisolo é um dos maiores eventos da indústria de tecnologia e nutrição vegetal da América Latina, e proporciona um ambiente para troca de informações, experiências e geração de negócios.

Por Graça D’Auria

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: