Agricultores familiares de Piedade ampliarão comercialização com melhorias do Microbacias II

Postado em: 03/10/2017 ás 17:38 | Por: Comunicação SAA

Produção da Apprupi ganhará mais mercadosA Associação de Pequenos Produtores Rurais de Piedade (Apprupi) ganhou mais condições de expandir a comercialização de sua produção com as melhorias entregues na segunda-feira, 2 de outubro, pelo secretário de agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim. A entidade foi beneficiada com caminhão com refrigeração, câmara fria, palets, caixas plásticas e embaladora.

Os equipamentos foram adquiridos via Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado, em um investimento total de R$ 221.745 e ampliarão as condições de transporte das frutas e olerícolas da Associação. Também aumentará a produção, já que a capacidade de atendimento à demanda também fica maior.

“O caminhão que a gente tinha era simples, não tem refrigeração, por isso não tinha como levar para municípios mais distantes. E era pequeno, muitas vezes a quantidade transportada não compensava os gastos”, conta o associado Tadeu Maximiano. Atualmente a Apprupi fornece para a merenda escolar municipal de Alumínio, Votorantim e Piedade a para o Banco de Alimentos de Diadema.

“É a primeira vez na história da nossa entidade que a gente recebe a visita do prefeito da cidade e do secretário de Estado da Agricultura. Estamos muito felizes e agradecidos pelo auxílio do Governo do Estado”, disse José Roberto da Silva, presidente da Associação.

Formada em 1994, a Apprupi foi a primeira associação de produtores do município de Piedade. Em meados dos anos 2000 chegaram a ser comercializados mais de 6 mil quilos por mês de mercadorias dos produtores para importantes redes varejistas.

Em 2014, os produtores associados participantes já passavam de 30, e com isso decidiram fundar a Cooperativa dos Produtores Familiares de Piedade (Cofarp) para terem mais força e condições para acessar novos mercados. Hoje em dia a Apprupi e a Cofarp atuam juntas para levar benefícios para seus integrantes.

Presidente da Cooperativa, Cláudio Benedito relembrou que as melhorias entregues pelo Microbacias II chegaram a ser desacreditadas por alguns agricultores. “Tinha gente que não acreditava que o produtor ia pagar apenas 30% do valor. Esse projeto impulsionou a gente a crescer. Para quem quer trabalhar é um dos melhores projetos que existe”, elogiou.

“Assim como o governador Geraldo Alckmin, eu sou um entusiasta do cooperativismo. Por isso tenho um pedido a fazer a vocês: mantenham-se unidos. As pessoas são diferentes e a diversidade faz parte da vida, mas vocês precisam se concentrar nos pontos de convergência e não nas diferenças”, disse o secretário Arnaldo Jardim.

Por Hélio Filho
Fotos João Luiz