Agricultores de São Bento do Sapucaí participam de campanha de recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Postado em: 12/08/2019 ás 11:58 | Por: Kevin

Em São Bento do Sapucaí, mais uma campanha de recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, conhecida como “Sistema Campo Limpo”, teve, sucesso. Iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), o sistema Campo Limpo foi realizado no município  em parceria com a da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de suas unidades locais como a Casa da Agricultura, o Núcleo de Produção de Mudas e o Escritório de Defesa Agropecuária. e a Prefeitura Municipal

“Os produtores rurais devolvem suas embalagens vazias de defensivos agrícolas sem precisar percorrer longas distâncias, porque há uma articulação institucional. O recebimento acontece no espaço cedido pelo Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí, como forma de facilitar a devolução do material por parte dos agricultores”, contou o engenheiro agrônomo Ednei Antônio Marques, diretor da unidade que pertence ao Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

As campanhas acontecem anualmente, em julho, conforme cronograma definido conjuntamente pelos órgãos municipais e estaduais competentes do município nos setores rural e ambiental. Elas são organizadas em cumprimento à lei federal n.º 9.974, que regulamenta o uso, a produção e a fiscalização de produtos químicos, sendo obrigatória a devolução das embalagens pelo agricultor.

“O Sistema ’Campo Limpo’ tem como base e conformidade as determinações legais, agregando o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público”, explica o técnico da CDRS.

A secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Maria Beatriz Coelho, vê com satisfação a realização da campanha, por contribuir com um meio ambiente mais saudável. “É preciso trabalhar cada vez mais na conscientização dos produtores em relação à importância da campanha de devolução das embalagens de defensivos agrícolas”, declarou.

Segundo a técnica de apoio agropecuário da Casa da Agricultura de São Bento do Sapucaí, Denícia Quintanilha, a atividade é de muita importância porque envolve os técnicos e agricultores em uma ação conjunta que traz benefícios às propriedades agrícolas e às pessoas. “É importante destacar que os produtores rurais de São Bento do Sapucaí estão cada vez mais conscientes quanto à importância da entrega das embalagens de defensivos agrícolas”, declarou o médico veterinário José Paulo Sieve Junior, da Defesa Agropecuária.

Durante a atividade, a Defesa Agropecuária aproveitou a presença dos agricultores para promover uma palestra sobre o Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), o qual estabelece a obrigatoriedade do registro para a comercialização de produtos agropecuários.

O Inpev é um parceiro importante, há 15 anos coordena o Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação.  É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores. Há uma Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas em Taubaté e todo o resultado da coleta é enviado para o município.

Por Graça D´Áuria e Cristiane Hungria.