Ações para melhorar sua competitividade do agronegócio são apresentadas pela Codeagro na Agrifam

Postado em: 03/08/2015 ás 18:17 | Por: erick

20180630765_90176edbb3_zA Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou uma série de ações com o objetivo de auxiliar o agricultor familiar a produzir com qualidade e melhorar sua competitividade do agronegócio, durante a Feira de Agricultura Familiar (Agrifam), realizada de 31 de junho a 2 de agosto de 2015, em Lençóis Paulista.

Nos três dias de evento, técnicos da Codeagro atenderam os visitantes prestando esclarecimentos sobre a criação e desenvolvimento de canais de comercialização, projetos estruturais que visam ampliar a renda dos produtores, bem como promover a segurança e educação alimentares, nutrição, economia doméstica e geração de renda.

Técnicos do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA) deram informações sobre promover e fortalecer o cooperativismo e o associativismo rurais, sobre o acesso do produtor rural aos processos de compras públicas e a apresentação do Selo Produto São Paulo, além de orientações de hidroponia e alimentação saudável.

O coordenador da Codeagro, Michel Reche, afirmou que a participação da Codeagro na Agrifam foi muito produtiva para entender melhor o agricultor familiar do estado de São Paulo. ”Estamos reformulando a Coordenadoria para melhor atender o agricultor familiar, termos um contato maior com o produtor e, assim, podermos entendê-lo melhor e qual a demanda que precisamos trabalhar. Esse esforço é para ajudá-los no que tange a qualidade de sua produção e melhoria de sua renda”, afirmou o.

De acordo com Reche, o agricultor familiar está cada vez mais se preparando para entrar na questão das contas públicas, querendo fornecer sua produção ao estado e participar daquilo que é comprado para as áreas da educação, da saúde e da segurança, por exemplo. “Estão procurando se especializar e isso é muito significativo, pois a partir do momento em que mostram o interesse em se especializar para vender aos órgãos públicos, isso faz com que se profissionalizem, obtendo uma organização social entre cooperativas e associações. Isso nos mostra que o agricultor paulista está pensando em seu futuro de uma forma mais organizada e profissional para melhorar sua renda”, disse.

Além desse trabalho, os produtores rurais também puderam esclarecer suas dúvidas sobre como aumentar a competitividade da produção, fortalecendo o cooperativismo e associativismo rurais.

Durante a Agrifam, à procura ao Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA) foi intensa. É um Instituto que pertence à Secretaria e que incentiva os produtores rurais a se formalizarem em associações ou cooperativas para melhorar sua geração de renda. Devido a essa busca, iremos visitar algumas cidades para atender estes produtores que querem se formalizar, não só para as contas públicas, mas também vender para indústrias e regularizar sua documentação.

“Foi muito interessante a participação do ICA na Agrifam, pois conseguimos explicar de uma forma melhor ao agricultor a questão do associativismo e cooperativismo e podemos verificar junto com os produtores as principais demandas em que podemos trabalhar”, destacou o coordenador da Codeagro.

Feira de Orgânicos

Muitos produtores próximos a região metropolitana de são Paulo vieram à Agrifam com o interesse de se informar sobre a primeira feira de produtos orgânicos, que está sendo preparada para lançamento, em breve. “Eles estão muito animados com essa iniciativa da Pasta por meio da Codeagro, que visa fomentar políticas públicas, valorizar e dar abastecimento à produção de orgânicos”, ponderou Reche.

Por Paulo Toledo e Paulo Prendes

Foto: João Luiz

Mais informações

Assessoria de Comunicação 

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de são Paulo 

(11) 5067-0069

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: