Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
APTA | Instituto de Economia Agrícola - IEA

Rotas Rurais

O Programa Rotas Rurais enxerga a área rural do estado de São Paulo e leva tecnologias da informação e de geolocalização para promover integração entre diversos setores, oferecendo serviços mais eficientes à população do campo. através de uma plataforma de acesso remoto compartilhada com os municípios do estado. As aplicações envolvem a atribuição de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso, promovendo a mobilidade, conectividade, segurança, educação saúde, serviços públicos e privados, políticas públicas mais eficientes e transformação social.

O Projeto leva cidadania ao campo com um grande ganho social através do estabelecimento de mapas, rotas e localização das propriedades.

O mapeamento é a base para as demais ações do projeto, é a principal ferramenta que auxilia o planejamento do desenvolvimento econômico regional.

É um grande trunfo para os governos locais.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA:

O QUE A PREFEITURA RECEBE?

A prefeitura está recebendo um mapa e uma base de dados com todos os ERDs de sua área rural e com isso pode conhecer a localização e características das porteiras principais de todas as propriedades rurais de seu município. Em breve, o roteamento das vias rurais, que inclui a quilometragem e o “desenho” dessas vias também estará disponível, e com essas informações a prefeitura pode nomear vias rurais e numerar das propriedades, ou seja, gerar um endereço convencional.

BENEFÍCIOS PARA A MUNICIPALIDADE

A base de dados do ERD é compatível com serviços de navegação digital, e pode, entre outras coisas, beneficiar:

  • Mobilidade: chegar aos locais com mais facilidade; 
  • Logística: compra e venda de produtos e insumos com economia de tempo e recursos;
  • Circuitos curtos de comercialização: maior interação entre produtores e compradores a partir do conhecimento da localização das produções agropecuárias no município;
  • Compreensão do território: elaboração e implementação de políticas públicas assertivas a partir do melhor conhecimento geográfico da área rural do município;

Serviços públicos: maior racionalidade e eficiência nos deslocamentos na prestação de serviços de extensão rural, saúde, segurança, assistência social, entre outros.

ENDEREÇAMENTO RURAL DIGITAL (ERD) 

Você sabia que no seu município os estabelecimentos rurais já têm endereço?

Diferente dos endereços da zona urbana os endereços da zona rural do estado de São Paulo se chamam ERD (Endereço Rural Digital). 

As informações do ERD podem ser utilizadas em aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e outros, e em serviços como Google Earth e outros sistemas de informação geográfica (SIG)

COMO USAR O ENDEREÇAMENTO RURAL DIGITAL? 

Os códigos são baseados em latitude e longitude e contam sempre com uma sequência alfanumérica de 10 a 11 números. Essa combinação tem a parte específica, referente ao local no qual você se encontra no momento, e também códigos genéricos da cidade, estado ou país, que se repetirão entre os ERD da mesma região.

Em qualquer lugar que o proprietário se encontre, é possível gerar um código exato para tal localização, que pode ser compartilhado com qualquer pessoa, depois, basta colocar o código na barra de pesquisa do seu navegador GPS.

  • Passo 1: Digite seu ERD na barra de pesquisa;
  • Passo 2: Clique no botão “Rotas” e seu trajeto será traçado;
  • Passo 3: Agora, basta compartilhar o código com qualquer pessoa para que a mesma cole-o na barra de pesquisa de seu aplicativo GPS de preferência e tenha acesso ao local;
Exemplo: F936+XR, São Paulo