Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
APTA | Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Regional

Inauguração de Domus Geodésico de Bambu reflete sobre ciência de materiais sustentáveis

Inauguração de Domus Geodésico de Bambu reflete sobre ciência de materiais sustentáveis

O espaço construído na APTA Regional de Ubatuba está aberto para comunidade desenvolver atividades socioambientais

A APTA Regional de Ubatuba, Unidade de Regional de Pesquisa e Desenvolvimento, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), inaugurou o Domus Geodésico de Bambu na unidade da APTA Regional de Ubatuba, no litoral paulista. A estrutura sustentável teve a construção iniciada no “Mutirão de Construção de Geodésica de Bambu” – com os docentes e alunos da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), servidores da APTA Regional de Ubatuba e a comunidade local.

Na inauguração, foi realizado o evento “Unesp na Agenda da Economia Social e Solidária”, pelo Grupo de Trabalho “Economia Social e Solidária” (GT-ESS), que visou ampliar os compromissos, atividades e reflexões acerca da temática [economia social e solidária], além pactuar às estratégias de ação local, regional, estadual e nacional.

A pesquisadora da Apta Regional de Ubatuba, Isabel Fernandes Pinto Viegas, destacou que além da inauguração da Geodésia da Rede Temática de Extensão Cadeia Produtiva do Bambu e atividades culturais apresentadas pelas comunidades tradicionais [quilombolas e caiçaras] os participantes vivenciaram uma caminhada para conhecerem a unidade regional de pesquisa.

“Acredito que essa atividade em parceria com a Unesp seja muito promissora, uma vez que a APTA Regional de Ubatuba hospeda uma belíssima coleção de bambus. Essas técnicas de construção, além de sustentáveis, utilizam materiais disponíveis na região, o que pode ser uma alternativa econômica para as comunidades tradicionais”, enfatizou Isabel.

Para a pesquisadora, foi um privilégio para a Unidade e seus pesquisadores receber o Domus Geodésico e, também, esse seminário de Economia Social e Solidária, “além da riqueza das interações, já que esse é um dos principais assuntos das pesquisas da APTA Regional de Ubatuba”.

O Domus, apresentado como atividade prática da “Oficina de Técnicas Sustentáveis de Construção de Bambu”, segundo Isabel, reforça o compromisso da parceria entre a APTA Regional e a UNESP para o desenvolvimento sustentável e a pesquisa em materiais alternativos. “Entre os produtos alternativos, o destaque foi o bambu, que tem ganhado crescente visibilidade como alternativa sustentável, além de geração de trabalho e de renda com seus diversos usos.”

Nas palavras do professor Raul Borges Guimarães, pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, o Domus será um espaço de diálogo, acolhendo comunidades tradicionais e parceiros para compartilhar experiências e aprender uns com os outros.

O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da UNESP e o Grupo de Trabalho “Economia Social e Solidária” (GT-ESS)e realizado na unidade da APTA Regional, juntamente com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), ambas instituições da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e com a parceria do Centro de Capacitação Tecnológica em Bambu, a BambuBR, o Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, o Fórum de Comunidades Tradicionais e a Fiocruz.

O Domus Geodésico de Bambu, inaugurado em maio, pode ser visitado na APTA Regional de Ubatuba, na Rodovia Oswaldo Cruz, nº 5061.

Logo Governo