SP Gastronomia


de: 01/10/2019 até: 31/10/2019

SP Gastronomia: mais de 200 ações por todo o Estado de São Paulo no mês de outubro

O maior e mais inovador programa de ações e eventos gastronômicos do Brasil, o ‘SP Gastronomia’, é organizado e promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e contará com ações de diversas secretarias, como a pasta de Agricultura e Abastecimento, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico e outras.

Ao longo de todo o mês de outubro, serão mais de 200 atividades relacionadas ao setor em todas as regiões do Estado, entre elas: competições gastronômicas, cursos e palestras com chefs consagrados, menus especiais a preços acessíveis, exibição de filmes com degustações temáticas, exposições, feira literária, cardápios elaborados por chefs renomados a R$ 1 na rede Bom Prato, programação cultural em museus, bibliotecas e Fábricas de Cultura, festivais e ações sobre educação alimentar.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo estará presente no evento através da seleção de produtos agrícolas desenvolvidos pela pesquisa paulista que irão compor o menu de grandes chefes durante o ‘Feito em SP’, um festival para eleger pratos e produtos típicos e saborosos do Estado paulista que terá etapas regionais em todo o Estado. Técnicos da SAA também vão promover palestras sobre produção sustentável de alimentos, mercado consumidor e alimentação segura em cada regional.

Os dois pratos e dois produtos vencedores do ‘Feito em SP’ de cada região vão integrar o mapa Rotas Gastronômicas, elaborado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP junto com a Secretaria de Turismo em parceria com as prefeituras. O mapa, que mostrará os principais pontos gastronômicos do Estado, será apresentado ao público no Memorial da América Latina entre os dias 24 e 27 de outubro.

O calendário institui outubro como Mês da Gastronomia e estimula, além do próprio segmento, outras diversas atividades ligadas à economia criativa, agricultura e turismo.

O setor gastronômico gera um impacto econômico anual de R$ 53 bilhões em todo o Estado e responde por 780 mil postos de trabalho. São 200 mil restaurantes e bares, 52 tipos diferentes de culinária e centenas de pratos e produtos típicos. São Paulo abriga ainda três dos 100 melhores restaurantes do mundo – entre eles D.O.M., Maní e A Casa do Porco, todos na capital – e 11 dos 18 estabelecimentos brasileiros estrelados no Guia Michelin.

Programação

São Paulo terá atividades gastronômicas distribuídas nas 16 macrorregiões do Estado em todos os dias de outubro. A programação completa de ações está disponível no portal www.spgastronomia.sp.gov.br. Até o dia 5, bares e restaurantes podem inscrever um prato promocional e entrar na lista de estabelecimentos parceiros. Eventos do setor também podem solicitar a inclusão no calendário pelo e-mail spgastronomia@sp.gov.br.