Seminário: Gestão Agroambiental de águas


de: 07/12/2018 até: 07/12/2018

O Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), localizado em Jundiaí no Estado de São Paulo, promove no dia 11 de dezembro o Seminário sobre “Gestão Agro-ambiental de Águas”. O objetivo é de difundir os resultados obtidos na execução de projetos relacionados com as atribuições institucionais de gerar e transferir ciência com responsabilidade ambiental, visando ao desenvolvimento socioeconômico.

O evento tem como temática “Engenharia Agroambiental de Águas”. De acordo com a programação, as atividades deverão ser realizadas em tópicos sequenciais com abordagens voltadas para questões relacionadas com a engenharia de águas em propriedades agrícolas e bacias hidrográficas.

O evento tem como público-alvo os profissionais e agricultores interessados em gestão de águas nas propriedades agrícolas. O seminário é coordenado pelo pesquisador Afonso Peche Filho, com o apoio de profissionais do IAC, AMC, UNESP entre outros.

Serão apresentados os projetos de pesquisa executados e em execução no Centro de Engenharia e Automação e, posteriormente a apresentação dos temas em forma de painel com contribuições de convidados.

O seminário vem consolidar as iniciativas do CEA /IAC em promover a transferência de informações e conhecimentos para o desenvolvimento de uma agricultura conservacionista em sintonia com as necessidades ambientais da sociedade.

Seminário: “Gestão agro-ambiental de águas”.

Promoção: Centro de engenharia e automação/ instituto agronômico (IAC).

Objetivos:

- Discutir diretrizes técnicas para obras de engenharia de manejo e conservação da água na propriedade agrícola;

- Difundir conhecimentos e saberes importantes para qualidade na assistência técnica e extensão rural sobre manejo de água e solos.

Coordenação e apresentação: Afonso Peche Filho / Sônia Elisabete Pereira.

Público alvo: profissionais das ciências ambientais, agrárias e agricultores.

Local: Centro de Engenharia e Automação - Instituto Agronômico (IAC) Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 65 - Jundiaí-SP.

Data: 11 de dezembro de 2018.

Vagas: 40.

Programação:

- A propriedade agrícola inserida no Ciclo Hidrológico;

- Dimensão da hidrologia nas operações agrícolas;

- Relação/máquina/solo/planta com a água;

- Inventário de águas na propriedade agrícola;

- Gestão agroambiental de bacias hidrográficas;

- Subsídios para gestão compartilhada de bacias;

- Práticas de inspeção e controle de qualidade da água no meio rural.